Discurso de posse da presidente Marcia

Publicado em 8/1/2018

Querido contador Sergio Prado de Mello, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade e presidente do CRC São Paulo na gestão 2008-2009, em seu nome cumprimento todos os presidentes do CRC São Paulo e conselheiros de gestões anteriores, que prestigiam esta sessão solene.

Estimados vice-presidentes eleitos, contadores José Donizete Valentina, José Aparecido Maion, João Carlos Castilho e a técnica em contabilidade Cibele Pereira da Costa, recebam as nossas boas-vindas e saibam que vocês proporcionam imensa alegria pela oportunidade de integramos juntos o Conselho Diretor desta gestão.

Querido amigo contador Carlos Roberto Matavelli, presidente em exercício durante o pleito eleitoral ocorrido hoje, em nome de quem saúdo todos os conselheiros eleitos.

Contador Idésio da Silva Coelho Júnior, representando o Estado de São Paulo na Vice-Presidência Técnica do Conselho Federal de Contabilidade, sua presença muito nos honra e em seu nome cumprimento todos os conselheiros do CFC presentes nesta sessão.

Contador Claudio Rafael Bifi, diretor executivo do CRC São Paulo, em nome de quem agradeço e cumprimento todos os funcionários deste regional.

Amigos, amigas e familiares amados.

Em primeiro lugar, registro nossa alegria e gratidão a todos vocês que homologaram nossos nomes, como presidente e vice-presidentes do Conselho Diretor, para a gestão 2018-2019 do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Todos que puderam viver os momentos de eleições no CRC São Paulo sabem o quanto nos dedicamos para manter a classe contábil paulista unida e fortalecida.

A vitória obtida no pleito de 1/3, oportunidade em que pude ser indicada como primeira contadora cabeça de chapa, nos fez despertar para uma nova realidade e necessidade de atuação. Foi um marco histórico onde alcançamos o resultado superior a 60% dos votos válidos, contra uma oposição de apenas 39%.

A nossa luta pela união da classe contábil vem se demostrando muito consistente e responsável ao propor uma renovação consciente deste plenário com o único proposito de fortalecer as conquistas alcançadas, valorizando ainda mais a nossa profissão.

Nosso esforço e dedicação conseguiram resgatar uma composição única para esta renovação de 2/3, onde obtivemos um resultado próximo a 84% dos votos válidos. Sabemos que tal feito aumenta sobremaneira a nossa responsabilidade para que possamos representar e defender, da melhor forma possível, os profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo.

Hoje, a unanimidade que alcançamos nesta eleição, ao definir o plenário para a gestão 2018-2019, nos traz a tranquilidade que precisamos para exercer um mandato em perfeita sintonia de propósitos.

É uma honra assumir como presidente deste Conselho, o maior do Brasil e no qual iniciei minha atuação como conselheira há 12 anos.

Vivemos uma nova oportunidade para manifestação do feminino e isso não está relacionado a gênero, mas sim a atitudes de gestão mais colaborativa, integrada e humanizada onde todos, mulheres e homens, se fortalecerão.

Eu apresento a vocês o lema que escolhemos para nossa gestão: CRCSP – Movido por conquistas. Inovando pela profissão.

Essa escolha foi feita porque honramos a história desenvolvida pelos líderes que nos antecederam e ajudaram a construir a grandiosidade deste Conselho. E, ao mesmo tempo, porque reconhecendo as conquistas, queremos buscar novidades, indo além das regularidades propostas pela modernidade, reconfigurando nossa forma de atuação e o jeito como desenvolvemos nossos projetos. Será, sem duvida, transformador!

O avanço de novas tecnologias é o principal impulsionador destas mudanças. Transformações digitais estão criando um novo perfil da profissão no país. Tudo acontece com muita rapidez hoje em dia, e assim ocorre também com os hábitos e exigências dos profissionais da contabilidade.

Os 150 mil profissionais e as 23 mil organizações de contabilidade paulistas terão na nossa gestão o compromisso de mudança – da inovação – que amplia nossas capacidades, permitindo que nos tornemos protagonistas na área dos negócios e da economia brasileira.

Queremos a inovação na divulgação de informações de interesse da profissão e informações institucionais sobre o Conselho em todos os canais de mídia social.

Informações especialmente sobre o trabalho que nós conselheiros desenvolvemos voluntariamente em prol dos profissionais e da Contabilidade, inovando nossa comunicação, usando meios ágeis e diretos para “conversarmos” entre nós, com os profissionais da contabilidade e a sociedade.

Trabalharemos para mostrar à sociedade nossas ações, participando de todos os eventos de interesse da classe contábil, como cidadãos ativos e representativos que somos. Queremos mostrar nossa força e nosso orgulho de fazermos parte dos mais de 520 mil profissionais da contabilidade do nosso Brasil.

Inovaremos divulgando a presença dos representantes da contabilidade paulista nas grandes empresas, nas entidades públicas e do Terceiro Setor e incentivando a participação política da classe contábil, contribuindo assim para o progresso brasileiro.

Estamos muito felizes e orgulhosos de poder representar as mulheres profissionais da contabilidade paulista. Sabemos que esta é uma conquista importante para nós mulheres e ao assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo representaremos sempre os profissionais da contabilidade de todos os gêneros.

Se é do coração que vem os nossos melhores sentimentos, é de coração que desejamos que este novo ciclo flua em perfeita sintonia para que possamos cumprir e honrar todos os compromissos assumidos.

Por isso, tenham certeza que todos nós, os 72 conselheiros eleitos estamos prontos para servir com bom trabalho, ética e lealdade a toda classe contábil.

Uma classe unida fica muito mais fortalecida, e juntos sempre seremos muito mais fortes!

Feliz gestão e que 2018 seja inspirador para todos nós!

Que deus abençoe vocês!

Muito obrigada.