Homenagens e lançamento da 26ª CONVECON no aniversário de 72 anos do CRCSP

Publicado em 13/12/2018

Em 13 de dezembro de 2018, o CRCSP realizou em sua sede uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 72 anos da entidade. A solenidade contou com a presença de representantes da classe contábil, empresarial e política do país, em um clima de satisfação pela trajetória trilhada e agradecimento por todos que contribuíram para esta história.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, realizou a abertura da solenidade e agradeceu a todos que contribuíram para as realizações do CRCSP neste primeiro ano da gestão 2018-2019.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, falando em nome das Entidades Contábeis de São Paulo, destacou a importância do CRCSP nestas mais de sete décadas de existência. Chiomento, que foi presidente do CRCSP na gestão 2010-2011, falou também sobre a necessária união da classe contábil, materializada na atuação das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo.

“Somos uma classe unida, forte e sempre pronta a trabalhar pelos profissionais e pelo bem-estar e desenvolvimento da sociedade”, declarou o presidente da Academia.

Lançamento da 26ª CONVECON

A seguir, a presidente Marcia e o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, realizaram o lançamento oficial da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Sergio Prado contou aos presentes sobre o evento e destacou o trabalho conjunto das Entidades Contábeis para sua realização.

A presidente Marcia também falou sobre a 26ª CONVECON e contou a experiência vivenciada pelos participantes no primeiro Summit Contábil, realizado em 12 de dezembro, em Guarulhos. Os Summits Contábeis são encontros preparatórios para a Convenção, realizados em regiões estratégicas do estado.

No Summit de Guarulhos, foi lançada a comunidade “CRCSP – Razão de Ser”, que irá congregar profissionais de todo o Estado, para a construção coletiva de uma classe contábil ainda mais forte. Para participar, baixe o aplicativo CONVECON, disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

Após a exibição de um vídeo inaugural da Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo, a presidente Marcia trouxe ao público duas novidades. A primeira, é que as inscrições para a 26ª CONVECON estarão abertas a partir de 7 de janeiro, no site www.convecon.com.br. E a segunda notícia é que a 25ª CONVECON, realizada de 9 a 11 de outubro de 2017, foi o vencedor do Prêmio Jacaré de Ouro, que prestigia os melhores eventos do país, na categoria evento regional.

E para receber o Prêmio Jacaré de Ouro, foi chamado ao palco o presidente do CRCSP na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, que agradeceu a todos que tornaram possível realizar a 25ª CONVECON. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho conjunto. Estamos todos com o mesmo foco, irmanados pelo amor à Contabilidade”, declarou Gildo.

Prêmio de Teses e Dissertações

Após o lançamento da 26ª CONVECON, foi dado início à cerimônia de Premiação de Tese de Doutorado e de Dissertações de Mestrado. Foram premiadas as seguintes dissertações de mestrado, respectivamente em terceiro, segundo e primeiro lugares:

“Principais Percepções das Empresas Contábeis após a Obtenção da Certificação de Qualidade”, de Ricardo Sganzela, sob a orientação de Liliane Cristina Segura, da Universidade Mackenzie;

“Proposta de um Modelo de Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Empresas Administradoras de Consórcio”, de autoria de João Manoel Lemes Ramos da Silva, com orientação de Marta Cristina Pelucio Grecco, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi);

“Otimização da Estrutura de Custos para Viabilização do Relançamento de uma Linha de Produto em uma Indústria de Sorvete”, de Alexandre Astrogildo Monsão, orientado por Marcelo Francini Girão Barroso, da Universidade Mackenzie.

Na categoria tese de doutorado, o vencedor foi Gustavo Raldi Tancini, com a tese “Combinações de Negócios no Brasil: o que Direcionou a Alocação de Goodwillnas Empresas Integrantes ao IBR-A?”, trabalho orientado por Ariovaldo dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP).

Os mestres e orientadores premiados receberam certificados, entregues pela presidente Marcia e pelos vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa.

Professor Notável

Foi realizada também a outorga do Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável 2018. O escolhido foi Antonio Robles Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e autor de diversos livros e artigos científicos voltados à área contábil.

Robles agradeceu ao CRCSP pelo prêmio e a todos que contribuíram para o desenvolvimento de seu trabalho na Academia ao longo dos anos. “Eu sou registrado no CRCSP há mais de 55 anos e, durante este tempo, pude acompanhar a evolução e o desenvolvimento do Conselho. Fico feliz de ser prestigiado por esta entidade, a qual tenho orgulho e admiração”, declarou o professor.

Medalhas do Mérito Contábil

Na solenidade também foram entregues medalhas do mérito contábil.

A medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que prestigia aqueles que se destacaram na liderança em entidades da classe contábil, foi concedida a três personalidades que tiveram destacada atuação no CRCSP: a conselheira do CRCSP de 1998 a 2017 e ex-coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Ana Maria Costa; o vice-presidente de Registro na gestão 2014-2015, Celso Carlos Fernandes, e a vice-presidente de Registro na gestão 2016-2017, Neusa Prone Teixeira da Silva.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, o presidente do Conselho na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, e a vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, realizaram a outorga das medalhas.

A medalha Pedro Pedreschi, que homenageia aqueles que se destacaram na profissão contábil e prestaram relevantes serviços à sociedade, foi concedida ao presidente do CRCSP na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, e ao ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Sérgio Antonio Dias da Silva. As medalhas foram entregues pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina, e pelo vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula.

O professor Martinho Maurício Gomes de Ornellas foi agraciado com a medalha Francisco D’Áuria, destinada aos autores de obras científicas de reconhecido valor na área contábil. Ele recebeu a honraria da presidente do CRCSP na gestão 1994, Célia Regina de Castro.

A medalha Frederico Herrmann Júnior, destinada àqueles que se distinguiram na pesquisa da ciência contábil, foi concedida ao pró-reitor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Ronaldo Fróis de Carvalho, que recebeu a honraria das mãos do presidente do IPC, Sergio Prado de Mello.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Marcos da Costa, também foi homenageado no aniversário do CRCSP e recebeu, da presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, a medalha Ernani Calbucci, destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à classe contábil.

Marcos da Costa agradeceu a homenagem e lembrou aos presentes que a Contabilidade e o Direito são “profissões que se completam” e que, juntas, promovem valores como a legalidade e a transparência. “Somos das poucas profissões que possuem um código de ética, pela importância que damos ao tema. E graças ao convênio firmado este ano entre o CRCSP e a OAB-SP, continuaremos contribuindo mutuamente em favor da sociedade”, declarou o presidente da OAB-SP.

Casa do profissional da contabilidade

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio da Silva Coelho Júnior, também foi homenageado na solenidade. Ele recebeu, da presidente Marcia, uma placa comemorativa, como reconhecimento por sua atuação na diretoria da Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – Ifac).

“A Ifac é a voz global da Contabilidade. Fico muito contente em receber esta homenagem nesta, que é a casa do profissional da contabilidade e também a minha casa”, declarou o vice-presidente do CFC.

Idésio trouxe uma mensagem do presidente do CFC: “Nesta sessão solene, na qual tenho a honra de representar o presidente Zulmir, rendo as homenagens do CFC a esta casa, que representa a pujança da classe contábil paulista”, declarou o vice-presidente Técnico.

Representando a classe política, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Itamar Borges (MDB), deixou uma mensagem em apoio aos profissionais da contabilidade e à atuação do CRCSP.

Também prestigiaram a solenidade em comemoração aos 72 anos do CRCSP: os presidentes da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRCMT), Manoel Lourenço de Amorim Silva; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo; do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Amador Alonso Rodriguez; da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo (ACMSP), Francisco Ernane Ramalho Gomes; e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon), Marcio Olívio Fernandes da Costa; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira; o diretor Técnico do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabbri; o diretor do Departamento Sindical e de Serviços da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Henrique Schoueri; o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Jorge Luiz Gonçalves Segeti; o conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) Luiz Carlos Marques Ricardo; o gerente de controladoria do Conselho Regional de Administração de São Paulo (Crea-SP), Osmar Alves de Carvalho; e a diretora Tesoureira do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Isaura Aparecida dos Santos; entre outras autoridades presentes.

Unidos pela profissão

A presidente Marcia realizou o discurso de encerramento da solenidade, destacando a importância de se comemorar 72 anos de existência. Ela também fez um breve resumo das ações do CRCSP neste primeiro ano de gestão.

“Nos aniversários, a gente faz um balanço do ano que passou, comemora as conquistas e agradece os presentes recebidos. Uma gestão profícua se dá com a união de todos – conselheiros, delegados e funcionários, e assim seguimos rumo a 2019 mantendo a perfeita sintonia de propósitos”, afirmou a presidente do CRCSP.

Marcia concluiu a solenidade com votos de boas festas a todos e reafirmou seu compromisso de buscar ainda mais realizações em 2019. “Temos a firme convicção que vocês profissionais da contabilidade foram e são a razão de ser do CRCSP em cada dia destes 72 anos”, declarou Marcia.