A convite do Sescon-SP, presidente do CRCSP participa de reunião com grupo de trabalho das entidades contábeis e Receita Federal

Publicado em 8/4/2024

Em 8 de abril, o Grupo de Trabalho formado pelo Sescon-SP, entidades contábeis e a Superintendência da Receita Federal em São Paulo se reuniu para tratar sobre aprimoramentos da relação fisco-contribuinte, sobre a simplificação tributária, entre outros pleitos da classe contábil pela melhoria do ambiente de negócios e redução da burocracia. O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, participou da reunião a convite do Sescon-SP.

O presidente do Sescon-SP, Carlos Baptistão, expressou gratidão à superintendente da RFB, Márcia Meng, e sua equipe pelo apoio e resolução de uma demanda dos profissionais da contabilidade: a possibilidade de consultar empresas associadas a um CNPJ e renunciar aos vínculos de forma simplificada.

Baptistão reforçou ainda a necessidade de atendimento ao pleito de eliminação das retenções de tributos e argumentou que essa prática não faz sentido nos dias atuais e representa um peso desnecessário para as partes envolvidas.

Um ponto crítico abordado foi a questão das invasões de contas correntes fiscais dos contribuintes, indicando uma vulnerabilidade que precisa de atenção para garantir a segurança dos contribuintes. A RFB informou que já identificou o problema e está trabalhando para resolver.

Meng, por sua vez, solicitou apoio em uma campanha focada em conformidade fiscal, enfatizando que o objetivo é oferecer soluções que facilitem a regularização fiscal.

Participaram da reunião os presidentes do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, do Ibracon 5ª Seção, Viviene Bauer, da Apejesp, Suely Bossa; o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto dos Anjos; o vice-presidente da Fecontesp, Claudio Cleto; a vice-presidente da Anefac, Cecilia Geron, o consultor da Frepem, Silvério Crestana, o vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos dos Santos e o gerente Jurídico, Marcos Kazuo.

Pela RFB, participaram o superintendente adjunto, Leandro Batista; a chefe da Divisão de Atendimento, Fabiana Bastos, e os delegados em Piracicaba, Vitório de Jesus Brunheroto e Antônio Furlan.

Fonte: Sescon-SP.