Homenagem na Câmara Municipal de São Paulo ao Dia do Profissional da Contabilidade representa reconhecimento à importância da profissão contábil

Publicado em 11/4/2024

Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos contadores e técnicos em contabilidade para a sociedade, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 11 de abril de 2024, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, no salão nobre da casa legislativa. O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, foi um dos homenageados na solenidade, que presta um reconhecimento à importância da profissão contábil para sociedade.

A mesa diretora da solenidade foi presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), proponente da sessão, pelo presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia; pelo vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e pelos presidentes do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Soares; da Federação Brasileira de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Paschoal Rizzi Naddeo; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José Heleno Mariano; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon; do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Suely Bossa; do Ibracon – 5ª Seção Regional, Viviene Bauer, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Alexandre Sanches Garcia.

Celebrado em 25 de abril, o Dia do Profissional da Contabilidade foi oficializado no Estado de São Paulo pela Lei n.º 1.989/1979 e marca o discurso do senador João Lyra no congresso, em 25 de abril de 1926, no qual defendeu a regularização da profissão contábil. A comemoração na Câmara Municipal de São Paulo é a primeira de diversas homenagens prestadas durante o mês de abril por entidades profissionais e entes da administração pública aos profissionais da contabilidade.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo Coral da Guarda Municipal de São Paulo, a vereadora Edir Sales deu início à sessão solene e destacou, na abertura, a relevância da atividade contábil para a manutenção da saúde financeira das empresas, tanto públicas quanto privadas, e na promoção de um ambiente de negócios favorável na cidade.

O presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, discursou em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e falou sobre os desafios que os profissionais da contabilidade e sobre a importância de comemorar as conquistas e realizações da profissão.

O presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, expressou sua gratidão à vereadora pelo reconhecimento prestado à profissão e destacou a importância da atuação conjunta entre as entidades contábeis, os Conselhos do Sistema CFC/CRCs e os entes da administração pública para promover a valorização da profissão e o desenvolvimento da sociedade.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Alencar Bezerra Filho, elogiou a inciativa de homenagear o Dia do Profissional da Contabilidade e destacou que solenidades como aquela “demonstram o verdadeiro papel social de uma Ciência que é também social e que impacta a vida de milhões de pessoas”.

Após os discursos de abertura, o presidente do CRCSP, João Carlos, anunciou a realização de uma homenagem ao presidente do CRCSP na gestão 2022-2023, José Aparecido Maion, com o descerramento de sua foto para inclusão na galeria de presidentes do CRCSP. O presidente João Castilho e a vereador Edir Sales realizaram o descerramento em conjunto com o homenageado e sua esposa, Dalva Maion.

José Maion agradeceu e elogiou a escolha da celebração ao Dia do Profissional da Contabilidade para prestar a homenagem. “Eu estou no CRCSP e nas entidades contábeis desde 1994 e agradeço todo o apoio que recebi nesta jornada. Todas as conquistas deste período são frutos de um sólido trabalho em equipe, com profissionais competentes que visam o constante aprimoramento da classe contábil”, declarou o homenageado.

A seguir, foram realizadas as homenagens da Câmara Municipal a representantes das entidades contábeis, com a entrega de placas comemorativas.

Os homenageados foram o presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia; o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, cuja placa foi recebida pelo vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; e os presidentes do Ibracon, Sebastian Soares; da Febrapam, Paschoal Rizzi Naddeo; da Fecontesp, José Heleno Mariano; do Sindcont-SP, Claudinei Tonon; do Sescon-SP e da Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; da Apejesp, Suely Bossa; do Ibracon – 5ª Seção Regional, Viviene Bauer, e da APC, Alexandre Sanches Garcia.

A presidente da Apejesp, Suely Bossa, agradeceu em nome dos homenageados e destacou que, como presidentes de entidades contábeis, a honraria se estende a todos os profissionais representados por elas.

A vereadora Edir Sales encerrou a sessão com votos de felicidade a todos.

Também prestigiaram a solenidade na Câmara de São Paulo a vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Carla Tasso; as vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Marcio Massao Shimomoto; o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; o vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Reynaldo Lima Junior; o vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos, os vice-presidentes Financeiro e Administrativo do Sescon-SP, Jorge Segeti e Benedicto David Filho; o diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e presidente do CRCSP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello; conselheiros e delegados representantes do CRCSP.

A sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na íntegra no canal da Câmara Municipal de São Paulo no YouTube.