Internacional: Iaasb anuncia nova estratégia e plano de trabalho para promover normas de auditoria e asseguração

Publicado em 18/4/2024

Com o objetivo de aumentar a consistência e a qualidade das normas de auditoria e asseguração em todo o mundo, o International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) publicou a estratégia e o plano de trabalho “Elevando a Confiança em Auditoria e Asseguração: A estratégia e o plano de trabalho do Iaasb para 2024-2027”. O documento reflete o papel crucial da auditoria e da asseguração na promoção da confiança nas economias do mundo.

"A auditoria e a asseguração desempenham papéis vitais nas economias do mundo", disse o presidente do Iaasb, Tom Seidentstein. "Esses profissionais aumentam a confiança nos mercados e ajudam na alocação eficiente e sustentável de recursos. É por isso que o Iaasb se dedica a desenvolver normas relevantes e de alta qualidade em um processo rigoroso e transparente."

A estratégia anterior do Iaasb (2020-2023) registrou um progresso significativo nos principais objetivos, incluindo a adoção de metodologias ágeis e o envolvimento com uma gama mais ampla de partes interessadas. As realizações notáveis incluem o conjunto de normas de gestão da qualidade, uma aprimorada norma de considerações especiais para auditorias de grupos de demonstrações contábeis, a Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas (conhecida como ISA for LCE) e o desenvolvimento de uma norma proposta para trabalhos de asseguração de sustentabilidade, entre outras realizações.

Com base nesses sucessos, a nova estratégia reafirma o compromisso do Iaasb de atender ao interesse público por meio do desenvolvimento de padrões de auditoria, revisão e outras assegurações aceitas globalmente.

Os principais destaques da estratégia incluem:

O Iesba, diretoria parceira do Iaasb, também publicou sua estratégia e plano de trabalho para o mesmo período, Rumo a um futuro mais sustentável: Promovendo a centralidade da ética. Ele apresenta a visão e as metas estratégicas do Iesba, sustentando sua ambição de alcançar o reconhecimento e a aceitação global do Código Internacional de Ética para Contadores (incluindo normas contábeis de independência).

Com informações do Iaasb

Fonte: Comunicação CFC