Delegado representante do CRCSP participa de inauguração da campanha “Eu sou Cidadão Solidário”, em Praia Grande

Publicado em 17/4/2024

O delegado representante do CRCSP em Praia Grande, José Candido Lemes Filho, participou da cerimônia oficial de lançamento da campanha de destinação solidária do Imposto de Renda “Eu sou Cidadão Solidário”, realizada em 17 de abril, no auditório Jornalista Roberto Marinho da Secretaria de Educação de Praia Grande.

A campanha “Eu sou Cidadão Solidário” visa estimular a destinação de parte do imposto de renda devido ao Fisco para os fundos dos direitos da criança e do adolescente e dos direitos da pessoa idosa do município. O CRCSP é uma das entidades apoiadoras da campanha.

Ao declarar como pessoa física, é possível destinar até 6% do imposto a pagar para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (3% para cada Fundo). O dinheiro destinado fica no município, sendo revertido para projetos de organizações não governamentais voltados a esses públicos.

O agente da Receita Federal em Praia Grande, Ambrósio Bispo, reforçou na solenidade a importância da campanha “Eu sou Cidadão Solidário” para o município. “Através da destinação, você escolhe para onde vai o recurso, decidindo ‘eu quero que esse valor seja aplicado em projetos sociais que estão em Praia Grande’. A gente estimula a destinação para os Fundos Municipais para que a pessoa acompanhe e participe dos projetos realizados na Cidade e, em Praia Grande, os projetos são excelentes”, disse.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Augusto Schell, ressaltou como essa ação é revertida em benfeitorias na cidade. “Esse valor irá ajudar as entidades sociais aqui de Praia Grande que realizam importantíssimos projetos para esses públicos. Só no ano passado, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente financiou quase 1 milhão de reais em projetos sociais voltados a acabar com duras realidades como a evasão escolar, o trabalho infantil, a violência sexual, entre outras”, disse.

Como destinar - Para colaborar é necessário comunicar o interesse junto ao seu contador de confiança e optar pelo modelo completo de declaração. Após isso, escolha quanto você quer destinar. É possível destinar 3% para cada Fundo. Por fim, é só imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração, que neste ano é até 31 de maio.

Ao destinar diretamente aos Fundos, não se esqueça de solicitar o recibo que deve estar assinado pelo presidente do Fundo recebedor. Este documento servirá como comprovante da destinação a ser informada na sua declaração do próximo ano.

E se você não puder destinar durante o prazo de entrega da declaração, não se preocupe! Durante todo o ano também é possível contribuir. Exerça sua cidadania e destine seu imposto para boas causas. Sua ajuda é muito importante! Mais informações sobre como realizar a destinação, você encontra no site: www.gov.br/receitafederal e, também, no link: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/destinacao-solidaria.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande.