CRCSP lamenta o falecimento de Claudio Filippi

Publicado em 25/4/2024

Em um dia triste para a Contabilidade brasileira, faleceu em 24 de abril de 2024, aos 85 anos, o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, um profissional e ser humano que inspirou e todos à sua volta com sua dedicação, conduta ética e seu amor pela Contabilidade.

Nascido em 1939, na cidade de São Paulo, formou-se em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e construiu ao longo dos anos uma carreira brilhante na Auditoria Independente, dedicando sempre tempo para contribuir para uma sociedade melhor, voluntariando-se a causas sociais e na defesa da profissão contábil.

Profissionalmente, iniciou sua carreira na área contábil como assistente de Auditoria na PricewaterhouseCoopers (PwC), em 1966, foi auditor da PwC em São Paulo, Minas Gerais e nos Estados Unidos, alcançando a função de sócio da firma de auditoria e coordenador dos serviços de Auditoria Externa em instituições financeiras da América do Sul, seguradoras e fundos de previdência, com atendimento a multinacionais e empresas de grande porte.

Claudio Filippi atuou incessantemente pelo progresso da profissão contábil e contribuiu, com seu conhecimento e visão altruísta, em diversas entidades da classe contábil. No CRCSP, foi presidente na gestão 2014-2015, vice-presidente de Administração e Finanças na gestão 2012-2013, de Fiscalização, Ética e Disciplina na gestão 2010-2011, e de Desenvolvimento Profissional na gestão 2008-2009, conselheiro de 2004 a 2017, além de ter contribuído para diversas Comissões, notadamente na área do Terceiro Setor e no Conselho Consultivo de Presidentes.

Nas entidades contábeis paulistas, foi também presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, e acadêmico na Academia Paulista de Contabilidade (APC), ocupando a cadeira de número 13, cujo patrono é Joaquim Monteiro de Carvalho.

Atuou ainda como membro do Instituto Brasileiro de Atuária, conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), acadêmico na Academia Mineira de Ciências Contábeis (AMICIC), foi membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e do Conselho Consultivo do Observatório Social de São Paulo (OSB-SP), conselheiro Fiscal e de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e professor Honoris Causa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Por sua notável dedicação em benefício da profissão contábil e da sociedade, recebeu diversas homenagens e honrarias, entre elas a medalha Pedro Pedreschi, concedida pelo CRCSP àqueles que se destacam na liderança de entidades contábeis, com os títulos de Contabilista Emérito 2020, concedido pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), em 2020, e o de Presidente Benemérito do CRCSP, homenagem prestada pelo Conselho Regional como reconhecimento às realizações de sua gestão para a profissão contábil.

Esposo e pai exemplar, foi casado por 64 anos com Myrian Rita Fonseca Filippi, que sempre o apoiou e acompanhou em atividades e eventos nos quais representou a classe contábil.

Claudio Filippi deixa um legado de contribuições para a Contabilidade e a saudade de familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com este profissional e ser humano exemplar.