Inscrição em Atividade

Desenvolvimento Profissional

CRCSP Para todos em Franco da Rocha e Cajamar Apresenta: Casos Práticos - IBS e CBS nas Calculadoras: O Impacto da Reforma Tributária e a Nova Era das Notas Fiscais de Serviços em 2026.(PRESENCIAL)

Código:  96535
Data:  09/12/25
Horário:  Das 19h às 21h.

Tipo atividade:  Casos Práticos
Período de Inscrição:   06/11/25 a 02/12/25 às 19:15

Atenção!  A partir de três faltas o bloqueio é automático, para novas inscrições, por 30 (trinta) dias.

Local:  ETEC - Franco da Rocha - Auditorio
Endereço:  Rod. Pref. Luiz Salomão Chamma, 1635 - Pouso Alegre - Franco da Rocha/SP

Pontuação AUD Norma EPC: 2
Pontuação CMN: 2
Pontuação SUSEP Res. CFC 1.377/11: 2
Pontuação ProGP Norma EPC: 2
Pontuação PER Norma EPC: 2
Pontuação PREVIC: 2
Pontuação Previc Aud: 2
Pontuação ProRT Norma EPC: 2

Capacitadora:  CRCSP - CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SAO PAULO

Programa:

1. O Novo Modelo Tributário Brasileiro: IBS, CBS e Imposto Seletivo
Análise da Emenda Constitucional 132/2023 e da Lei Complementar 192/2024;
Extinção do PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS;
Criação do modelo dual: IBS (estadual e municipal) e CBS (federal);
Imposto Seletivo sobre produtos prejudiciais à saúde e meio ambiente;
Cronograma: testes em 2025, adoção parcial em 2026, plena em 2033.

2. Impactos na Emissão de Documentos Fiscais: O que muda nas Notas Fiscais?
Fim da estrutura atual da NF-e e NFS-e segmentada por tributo;
Criação da Nota Fiscal Padrão Nacional, unificando padrões estaduais e municipais;
Novos campos obrigatórios: alíquota total, créditos destacados, valor da CBS/IBS;
Padrões eletrônicos revistos (layout XML/JSON) com novo leiaute;
Desafios para desenvolvedores de ERP e contadores.

3. Créditos Tributários e a Nova Lógica de Apuração: O Crédito Financeiro Real
Sistema de não cumulatividade plena com crédito financeiro;
Fim da 'créditos presumidos' e 'crédito físico';
Direitos de crédito em toda a cadeia (inclusive para consumo e ativos imobilizados);
Riscos de glosa e obrigação de rastreabilidade eletrônica dos documentos fiscais;
Tratamento especial para produtos com Imposto Seletivo.

4. Estratégias de Preparação para 2026: O que Contadores e Empresários Devem Fazer Agora
Diagnóstico tributário: levantamento de NCMs e classificação fiscal;
Reprogramação dos sistemas de emissão e escrituração;
Atualização de contratos com cláusulas de tributação futura;
Treinamento contínuo das equipes fiscal, comercial e TI;
Adaptação ao uso simultâneo do sistema atual e novo regime em 2026.

Público Alvo:  Profissionais da Contabilidade com registro ativo no CRCs, Estudantes com cadastro e demais profissionais

Palestrante: ANDERSON DE MOURA
Anderson de Moura é Contador e Advogado com sólida expertise em direito tributário. Possui MBA em Recuperação de Créditos Tributários de Empresas do Simples Nacional e MBA em Recuperação de Créditos Previdenciários, e Pós-graduado em Direito Tributário, com ênfase na Reforma Tributária, destacando-se na otimização fiscal e na recuperação de créditos para empresas.

Representando o CRCSP: REPRESENTANTE DO CRCSP DA CIDADE DE CAIEIRAS - ALUISIO ALVES DA SILVA

Informações:  www.crcsp.org.br/faleconosco

Período de Inscrição:   06/11/25 a 02/12/25 às 19:15
Inscrição

Profissionais de outros estados: Caso possua certificação digital pessoa física, clique no botão "faça sua inscrição" acima e na tela de login clique no botão "CERTIFICADO". O cadastro será feito automaticamente mediante consulta ao CFC e o acesso liberado em seguida. Para fazer o cadastro informando os seus dados clique aqui.

Estudantes: Caso não possua cadastro no CRCSP clique aqui.

Aprovados no exame de suficiência: Caso não possua cadastro no CRCSP clique aqui.

Demais profissionais: Caso não possua cadastro no CRCSP clique aqui.

Estrangeiros: O CRCSP está abrindo seus conteúdos para você que é profissional da contabilidade e reside fora do Brasil, clique aqui para realizar seu cadastro.

Material de Apoio
O material será disponibilizado automaticamente a partir da confirmação de presença no sistema do CRCSP.
Após o evento, o material de apoio permanecerá aqui nesta página até 15 dias após a atividade (acesso com login e senha).
Informações
  • Valor: Inscrição gratuita.
  • Atenção: Para agilizar a sua inscrição, tenha sempre em mãos o nº do CRC e sua senha. Assuma o compromisso de frequência.
  • Aviso: A data da atividade poderá ser alterada ou suspensa por problemas técnicos sendo os inscritos comunicados previamente.
  • Certificado: O preenchimento da ficha de avaliação via web e a emissão do certificado serão disponibilizados mediante confirmação de presença (100% frequência).
Pontuação - Norma Educação Profissional Continuada
  • EPC: Educação Profissional Continuada
  • AUD: Pontuação para profissionais que atuam na área de auditoria em qualquer tipo de empresa e que fazem parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes
  • CMN: Pontuação específica para atender Resolução do Conselho Monetário Nacional 3771/09
  • SUSEP (Auditoria Susep): Pontuação especifica para atender resolução da Superintendência de Seguros Privados
  • PROGP: Pontuação para profissionais que atuam nas empresas de Grande Porte (Responsáveis e cargo de chefia ou supervisão pelo processo das demonstrações contábeis)
  • PER: Pontuação para profissionais que fazem parte do Cadastro Nacional de Peritos
  • PREVIC: Pontuação para profissionais que exerçam as funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis nas entidades de previdência complementar reguladas pela Superintendência Nacional Previdência Complementar
  • PRORT: Pontuação para os profissionais responsáveis técnicos que assinam as demonstrações contábeis de empresas com faturamento superior a 78 milhões
  • NORMA: Clique aqui para visualizar a versão atual da norma