Presidente do CRCSP chega à Araçatuba e Penápolis

Publicado em 4/7/2017

No dia 4 de julho de 2017, o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, visitou as cidades de Araçatuba e Penápolis.

O CRCSP é o órgão máximo de Contabilidade no Estado de São Paulo e tem como suas principais atribuições: registrar os profissionais da contabilidade para que exerçam legalmente a profissão; fiscalizar profissionais e escritórios de contabilidade para evitar o descumprimento das normas disciplinares e éticas da profissão; desenvolver os profissionais por meio de atividades de capacitação, como palestras, seminários com o objetivo de orientar e prevenir irregularidades na prática da Contabilidade.

Tudo isso foi discutido entre a classe contábil dos municípios visitados.

Em Araçatuba, o Conselho contou com o apoio do delegado regional que intermedia a relação entre os profissionais registrados e o CRCSP, Marco Antonio de Campos Salles. Em Penápolis, a reunião foi coordenada pelo delegado Francisco Adalberto Gimenes Pamplona.

Os encontros aconteceram na Casa do Contabilista de Araçatuba e no Pamplona Escritório Contábil.

Alguns questionamentos feitos pelo público:

- O que o Conselho pode fazer para estimular os jovens a escolherem a Contabilidade como profissão?

- Como o Conselho pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas universidades? De acordo com os profissionais, são muitos os estudantes que não são aprovados no Exame de Suficiência e desistem da carreira na área contábil.

- O que o CRCSP pode fazer para conscientizar os empresários sobre a valorização do contador? Isso pode ser feito por meio de publicidade ou planejamento de marketing?

- Como é feita a fiscalização do Conselho nos escritórios que atuam de forma irregular?

- Como a cidade pode iniciar a criação de um Observatório Social na região para monitorar os gastos públicos? De que forma os contadores podem contribuir para esse monitoramento que evita desvios e a corrupção nos municípios?

- Quem pode participar das palestras do Conselho? Apenas profissionais registrados?

- De que forma a anuidade da pessoa jurídica é revertida para os escritórios de contabilidade? Por que nem todos os funcionários de uma organização contábil podem participar das atividades do CRCSP?

No dia 5 de julho, o Café com o Presidente acontece em Pereira Barreto e Andradina.