Vice-presidente do CRCSP coordena painel no XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Publicado em 14/9/2017

A igualdade de gêneros foi o principal eixo da programação e tema do painel “Protagonismo Feminino no Ambiente Corporativo”, realizado em 14 de setembro de 2017. Coordenado pela vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, a apresentação aconteceu durante a realização do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista, realizado paralelamente à XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado-RS. Os eventos são realizados pelo CFC e Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Os debatedores do painel foram a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, a presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, e o pós-doutor em Ciências Contábeis Silvio Parodi Oliveira Camilo.

Entre os tópicos apresentados, os palestrantes discutiram o fenômeno do “teto de cristal” (glass ceiling, no original em inglês), que trata dos preconceitos enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho e que dificultam a sua ascensão profissional, como uma barreira invisível. Os caminhos para quebrar este paradigma e os benefícios de uma gestão igualitária foram alguns dos aspectos tratados na apresentação.

A vice-presidente Marcia disse que “igualar homens e mulheres nas empresas é o movimento de empoderamento das mulheres que o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade vêm promovendo com a criação de Comissões da Mulher Contabilista”.

Ela lembrou que em estudo recém-divulgado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, apesar do recente crescimento econômico e das políticas destinadas a reduzir as desigualdades, as diferenças salariais relacionadas a gênero e etnia continuam sendo significativas nos países latino-americanos.

“Ao tratar da discriminação vertical, também chamada de glass ceiling, ou do ‘teto de cristal', o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista discute um ponto de fundamental importância para a igualdade de gêneros”, disse Marcia.