22 de setembro: Dia do Contador

Publicado em 22/9/2017

“Um profissional imprescindível para a gestão das empresas de todos os portes e dos órgãos públicos em todas as esferas merece um dia em sua homenagem”, afirma o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

O dia 22 de setembro, Dia do Contador, marca a data de criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, no ano de 1945. Ele foi instituído pelo Decreto-Lei n.º 7.988, promulgado pelo presidente Getúlio Vargas, e era então chamado curso de Ciências Contábeis e Atuariais.

De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no início de setembro, há 349.171 contadores registrados no Brasil. Destes, 93.248 estão no Estado de São Paulo.

Sem dúvida, é uma profissão em destaque. A revista Exame publicou no final de 2016, uma lista das 65 carreiras promissoras para o ano de 2017, segundo recrutadores. Para algumas áreas, como diretor financeiro, controller, head da área de tesouraria e gerente de compliance e riscos, a formação em Ciências Contábeis é recomendada. Para outras, como head da área contábil e analista contábil, essa formação é fundamental.

“O mercado reconhece e valoriza cada vez mais o contador, um profissional dedicado e que trabalha em prol do desenvolvimento de empresas e do nosso país. E o CRCSP segue firme atuando em prol da classe”, declarou Gildo.

É importante lembrar que não basta concluir o curso de Ciências Contábeis para ingressar nesse mercado. O bacharel deverá ser aprovado no Exame de Suficiência e, então, solicitar seu registro em um Conselho Regional de Contabilidade. Deste modo, ele poderá exercer legalmente a profissão.

“O contador poderá sempre contar com o CRCSP e nosso empenho em levar conhecimento e informação. Participem de nossas atividades, leiam a Revista do CRCSP, nossos informativos”, convidou o presidente.