Contadores do Vale do Paraíba discutem os desafios da profissão com o presidente do CRCSP

Publicado em 26/9/2017

No dia 26 de setembro as cidades de São José dos Campos e Pindamonhangaba receberam a visita do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Gildo Freire de Araújo. A iniciativa é chamada de Café com o Presidente.

A classe contábil dessas cidades do Vale do Paraíba discutiram os principais desafios da profissão, que vive hoje um dos momentos mais importantes da história da Contabilidade no Brasil.

“A ciência contábil pode dar o suporte necessário para a recuperação e o crescimento sustentável do Brasil e as decisões nas organizações públicas e privadas dependerão, cada vez mais, dos resultados apresentados por ela”, disse o presidente do CRCSP em ambas as reuniões.

De acordo com Gildo, outro fator que faz o momento da Contabilidade tornar-se um ‘divisor de águas’ e que foi pauta nos dois eventos é a predominância dos sistemas tecnológicos no dia a dia do profissional e das organizações contábeis.

“A tecnologia é um caminho sem volta, mas o ‘olho no olho’ com nossos clientes ninguém nos tira. Nossa classe precisa desenvolver a competência da gestão, além de ter o conhecimento técnico da Contabilidade em si. Essa visão geral dos negócios será o nosso diferencial, pois é isso que garantirá o sucesso das empresas. Os contadores precisam mostrar aos empresários que a Contabilidade é um instrumento fundamental para a tomada de decisões. Nosso lugar é ao lado da alta administração do mundo corporativo”, afirmou o presidente.

São José dos Campos

Em São José dos Campos, o encontro aconteceu na Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon) e contou com a participação especial do prefeito da cidade, Felício Ramuth (PSDB), que agradeceu o apoio dos contadores, especialmente nos processos em andamento e nos novos projetos de abertura de empresas que foram criados para incentivar o empreendedorismo no município.

Também estiveram presentes o delegado da Receita Federal do Brasil em São José dos Campos, Rogério Hino; a diretora de Administração Tributária de Jacareí, Anita Soares, e a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques.

Representando as entidades contábeis para disseminar as informações para toda a classe contábil participaram a presidente do Sindicato dos Contabilistas de São dos Campos e Região, Marilene de Paula Martins Leite, e o diretor do Sescon-SP – Regional em São José dos Campos, Sérgio Juliano dos Santos.

Apoio e coordenação do evento - delegada regional do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos Vieira, e delegado do Conselho em Jacareí, Régis Pereira de Brito.

Pindamonhangaba

O Café com o Presidente em Pindamonhangaba aconteceu na Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito da cidade, Isael Domingues (PR); do prefeito do município de Caçapava, Fernando Cid Diniz Borges (PV), e do diretor de Receitas e Fiscalização Fazendária de Pindamonhangaba, Vicente Corrêa da Silva.

Representando as entidades contábeis compareceram o diretor do Sescon-SP - Regional em Taubaté, Álvaro Alexandre Caninéo, o presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Pindamonhangaba (Aproconp), Valdecir Teodoro, e a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Taubaté e Região e conselheira do CRCSP nas gestões de 2003 a 2014, Teresinha da Silva.

Apoio e coordenação do evento - delegados do CRCSP em Pindamonhangaba, Denise Monteiro; em Taubaté, Adilson Ronconi, e em Caçapava, Felipe Intrieri Neto.