CRCSP sedia capacitação do programa Vivaleite para atendimento a pessoas com deficiência

Publicado em 17/10/2017

Em 17 de outubro de 2017, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou na sede do CRCSP uma palestra para gestores de organizações do Terceiro Setor participantes do programa Vivaleite. A “Capacitação das Entidades e Voluntários do Programa Vivaleite – o Atendimento da Pessoa com Deficiência” teve como objetivo orientar sobre temas como a manutenção dos registros contábeis, a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) e o Cadastro Único para Programas de Assistência Social (CadÚnico). O evento foi realizado em parceria com a Coordenação de Segurança Alimentar (Cosan), com o apoio do CRCSP e da Escola de Desenvolvimento Social de São Paulo (Edesp).

O Vivaleite é um programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela distribuição de 75 milhões litros de leite a 420 mil famílias no Estado de São Paulo, sendo que mais de 300 delas possuem crianças com necessidades especiais. Para atender a este público, a Secretaria conta com o apoio de 1.532 entidades parceiras e 56 voluntários na distribuição.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, pelo diretor do programa Vivaleite, Paulo Uehara, e pela coordenadora da Cosan, Rita Dalmaso, que destacaram o objetivo da capacitação. “Nosso intuito é qualificá-los para atender o público e suas necessidades”, destacou Paulo. “As políticas públicas de segurança alimentar e assistência social atendem famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. A inscrição delas no CadÚnico é necessária para que possamos mapear esta população”, revelou Rita.

“Toda prestação de serviços públicos, que envolva a utilização de recursos governamentais, está sujeita a um conjunto normativo. E existe um debate prévio e estudos que fundamentem a elaboração destas leis”, explicou o secretário Floriano Pesaro, que apontou a necessidade de as entidades sem fins lucrativos manterem registros contábeis e seguirem as normas aplicáveis ao setor para a sua elaboração.

A seguir, foi realizada uma palestra com o secretário-adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, que falou sobre os cuidados no atendimento às pessoas com necessidades especiais.