Palestra na sede do CRCSP aborda governança no Terceiro Setor

Publicado em 23/10/2017

A profissionalização das entidades sem fins lucrativos foi tema de mais uma atividade na sede do CRCSP, em 23 de outubro de 2017. Especialistas nas áreas de Terceiro Setor, Auditoria e compliance falaram sobre a “Gestão Profissional do Terceiro Setor” e discutiram temas como a adoção de medidas de governança e o papel dos profissionais da contabilidade neste processo.

A abertura da palestra foi realizada pelo coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP, Adriano Gilioli, e pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, que destacou a relevância do tema. “Ter o teatro do Conselho lotado em uma segunda-feira chuvosa mostra não apenas o interesse pelo Desenvolvimento Profissional, mas também o engajamento da classe contábil no Terceiro Setor”, declarou Donizete.

Após as palavras do vice-presidente, teve início a apresentação do procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal José Eduardo Sabo Paes, que falou sobre o tema “Governança e Controle no Terceiro Setor: uma Nova Cultura”. O procurador é autor do livro Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social, cujo lançamento da 9ª edição ocorreu durante o evento. A mediação do painel foi realizada pelo promotor de justiça da área de Fundações do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) Airton Grazzioli.

Sabo declarou que a gestão amadora nas entidades de caráter social ainda persiste e que são necessários esforços para promover a capacitação daqueles que atuam neste segmento. Ele ressaltou as políticas de compliance são essenciais nestas organizações, especialmente quando utilizam repasses diretos ou indiretos (por meio de isenções e benefícios) do Poder Público.

Na segunda parte da palestra, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, e a conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso falaram sobre “a participação dos profissionais da contabilidade na implantação de instrumentos de compliance”. O moderador do painel foi o conselheiro Adriano Gilioli.

Após a palestra, o público participou de uma sessão de autógrafos com o procurador José Eduardo Sabo Paes. Os conselheiros Claudio Filippi, José Eduardo Rodrigues, Marcelo Roberto Monello, Mariano Amádio e Valmir Leôncio da Silva, o colaborador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural Sérgio Roberto Monello e a assessora jurídica da Associação Paulista de Fundações, Nicole Hoedemaker, também estavam presentes.