CRCSP entrega 76 carteiras de identidade profissional

Publicado em 29/11/2017

Para 76 novos profissionais da contabilidade, a emoção de terminar a faculdade foi além da cerimônia de colação de grau. No dia 29 de novembro de 2017, eles participaram da solenidade de entrega de carteiras de identidade profissional realizada pelo CRCSP e deram mais um passo em suas carreiras contábeis.

O evento aconteceu no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho, e reuniu os novos profissionais, seus familiares e autoridades da área contábil.

A vice-presidente de Registro do CRCSP, Neusa Prone Teixeira da Silva, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando o valor da profissão contábil. “É difícil e eu sei que vocês passaram por muitas etapas para chegarem até aqui, mas é uma profissão maravilhosa”, declarou.

Neusa convidou a todos a participarem das entidades de classe e engajarem-se politicamente. “Precisamos estar no meio político, pois somente assim poderemos fortalecer ainda mais nossa profissão. Ela já é bastante forte, mas pode ser ainda mais com a participação de vocês”, concluiu.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, foi o paraninfo da turma, a 95ª a receber a carteira neste evento.

“Eu sempre me emociono nestes momentos”, afirmou Shimomoto. Como paraninfo, ele orientou a turma avisando: “Se vocês acharam que o período de estudos ficou para trás, saibam que ele apenas começou”. O presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP reforçou a necessidade de atualização constante, pois a profissão contábil “tem uma novidade por dia”.

Shimomoto contou que sua relação com as entidades contábeis começou antes mesmo de nascer, frequentando os eventos enquanto ainda estava no ventre materno. O vínculo com a profissão veio cedo também pelas visitas ao escritório do pai – durante algum tempo, a residência da família era no mesmo prédio da empresa. O interesse foi intensificando-se ao ouvir o pai falar sobre como a contabilidade permitia que ele ajudasse pessoas e empresários.

A valorização da profissão foi outra mensagem deixada pelo paraninfo, que apresentou um trecho de uma entrevista do ex-vice-presidente da República José de Alencar à jornalista Marília Gabriela. No vídeo, Alencar afirma que “o balanço é a principal peça na administração de uma empresa. Através da contabilidade e do balanço é que o administrador tem informações para administrar a empresa”.

Para entregar as carteiras aos novos profissionais subiram ao palco a vice-presidente Neusa, o paraninfo Shimomoto, o conselheiro do CRCSP João Edison Deméo, a diretora secretária do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Teresinha Maria de Brito Koide, e o vice-diretor Cultural do Sindcont-SP, Nobuya Yomura.

Novos profissionais

A contadora Érica Carla Abrão Lima, a juramentista da turma, sempre gostou de números e de controle financeiro e, por isso, optou pelo curso de Ciências Contábeis. Trabalhando em uma financeira desde antes da faculdade, ela ainda não teve experiência na área, porém, deseja atuar nas áreas de controladoria e finanças. Sobre a cerimônia, uma surpresa: “Foi muito legal! Esperava algo mais simples, mas agora estou com mais vontade ainda de começar a atuar na área”, declarou.

“Eu trabalhava no setor de auditoria de uma empresa e fui me interessando por Ciências Contábeis.” Foi deste modo que a contadora Elen Garcia Bussolan optou pelo curso. Segundo ela, a profissão tem tudo a ver com seu perfil: “gosto de procedimentos e na contabilidade não dá para manipular. É preciso haver sempre um débito e um crédito”, explicou. Trabalhando no departamento contábil de uma indústria, Elen deseja também atuar na área acadêmica. Para ela, a solenidade valoriza o profissional. “Me senti importante!”

Já Anderson Brito de Souza escolheu a profissão quando surgiu a oportunidade na empresa na qual trabalhava. “Eles precisavam de um profissional da contabilidade. Me interessei pela área, consegui uma bolsa e fiz o curso”, contou. Hoje, segue atuando como contador na mesma empresa e está pensando na pós-graduação na área de controladoria. Em relação à solenidade, declarou: “Senti como se fosse a continuação da colação de grau”.

No final da cerimônia, as empresas patrocinadoras do evento realizaram sorteios de brindes. São elas: eCONTinuada, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Qualicorp, Sage, Serasa Experian e Trevisan Escola de Negócios.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.