CRCSP participa da luta contra a Aids

Publicado em 1/12/2017

Dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Engajado nesse combate, o CRCSP promoveu uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), no dia 1º de dezembro de 2017, ministrada pelo psicólogo Valdemir Caetano.

Voltada para todos os funcionários da entidade, a palestra abordou dados sobre a propagação do vírus da Aids desde sua descoberta na década de 1980, assim como de outras doenças venéreas.

Segundo Valdemir, isso vem ocorrendo pelo aumento do número de parceiros e pelas relações sexuais sem proteção.

“Nos últimos anos, os coquetéis aumentaram a expectativa de vida dos portadores do vírus HIV e houve uma estabilização no número de mortes de pacientes com Aids”, informou o palestrante. “Porém, o número de contaminações vem se ampliando e há pouca divulgação sobre esse fato”, completou.

Se antes a população mais jovem era o principal grupo de risco, Valdemir explicou que o número de idosos portadores de HIV vem aumentando. O motivo é a disseminação dos medicamentos para tratar disfunção erétil, que permitiu prolongar a vida sexual dos mais velhos, e o fato dessa faixa etária usar menos a camisinha.

O palestrante foi enfático sobre a importância dos hábitos: usar camisinha ou possuir um parceiro seguro. E, caso tenha ocorrido um comportamento de risco, a realização do teste de HVI é fundamental.