CRCSP sedia evento sobre as novas formas de interação entre o Estado e o cidadão

Publicado em 5/12/2017

Uma nova forma de pensar a comunicação com o cidadão. Esse é o objetivo do evento “O Cidadão 3.0 Quer Falar com Você”, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Reclame Aqui. Voltado para membros da Rede de Ouvidorias, o encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017, na sede do CRCSP, em São Paulo.

Na abertura do evento, as boas-vindas foram dadas pelo ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, pelo presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, pela vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e pelo ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior.

Wagner explicou que a parceria com o Reclame Aqui surgiu a partir da necessidade de ouvir mais o cidadão. Segundo ele, muitas das reclamações dos cidadãos não eram atendidas pela CGU pelo fato de sequer chegarem ao órgão. Em outros casos, os parâmetros considerados adequados para o ouvidor não atendem às expectativas do cidadão. Por isso, para o ministro, é preciso tornar a administração pública alinhada com os desejos do cidadão, com eficácia e eficiência na prestação de serviços públicos.

Para Maurício, o atendimento pode mudar o país e ele acredita que a ouvidoria irá mudar o Brasil nos próximos anos. Responsável por mudanças no relacionamento entre empresas e consumidores, ele tem a ambição de que a iniciativa pública também tenha uma relação mais próxima com os cidadãos. “O tempo de resposta já diminuiu para menos de dez dias e nossa meta é que o atendimento ocorra no mesmo dia”, afirmou.

Como vice-presidente de uma autarquia federal, Marcia reforçou a importância do retorno ao usuário do serviço que faz um questionamento. “Não basta prestarmos contas sobre nossas ações. Precisamos ter respostas para o profissional que nos procura. Este é um exercício permanente e que, no mundo de hoje, demanda investimento em tecnologias”, declarou.

Em nome do presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, Marcia parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa. “O CRCSP valoriza a transparência. Aliás, a própria Contabilidade é considerada a ciência da transparência. Contem com o Conselho como apoiador de iniciativas como esta”, finalizou.

Segundo o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, 2017 foi o ano no qual o gestor começou a entender que precisa do retorno do cidadão para determinar as políticas públicas a serem adotadas e coube à ouvidoria fazê-lo compreender essa mudança de paradigma.

Para Gilberto, o centro do poder está no cidadão e o Estado deve estar preparado para ouvi-lo e atendê-lo. É pensando no usuário que haverá mudanças no país, complementou.

A proposta do evento é apresentar soluções da iniciativa privada para atendimento ao consumidor que podem ser aplicadas ao serviço público. Com a participação de representantes das empresas Airbnb, 99, Microsoft, Netflix, do Instituto Ethos, entre outros, busca-se mostrar como a tecnologia gerou a demanda de diálogo com o cidadão e o quanto a humanização no atendimento é importante.