CRCSP comemora 71 anos com homenagens a profissionais e acadêmicos da área contábil

Publicado em 11/12/2017

Em 11 de dezembro de 2017, o CRCSP realizou a solenidade em comemoração aos seus 71 anos de fundação, completos em 14 de dezembro deste ano. A cerimônia ocorreu no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho, e contou com homenagens àqueles que fizeram parte da história da entidade e contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, realizou a abertura da solenidade e coordenou a mesa diretora dos trabalhos. Foram chamados para compor a mesa os presidentes da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo; da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti; da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Irineu De Mula, e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Jânio Benith; o professor doutor José Carlos Marion; o deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e a vereadora Edir Sales (PSD).

Representando as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, Paschoal Rizzi Naddeo parabenizou o Conselho e ressaltou a importância da união da classe contábil. “As Entidades são os ouvidos e a voz dos profissionais. Unidas, elas contribuem para o progresso da Contabilidade”, declarou o presidente da Apejesp.

O CRCSP também recebeu felicitações de Mário Elmir Berti, Edir Sales e Itamar Borges, que destacaram a importância da profissão contábil para a sociedade.

Teses e Dissertações

Após as congratulações dos representantes da classe contábil e política, foi realizada a premiação de melhores dissertações de mestrado e tese de doutorado, a entrega do Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável 2017 e das medalhas do mérito contábil.

Instituído pela Resolução CRCSP n.º 1.176/2014, o prêmio de Teses e Dissertações prestigia trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado, avaliados pela Comissão de Desenvolvimento Científico do CRCSP. Os autores e orientadores das três melhores dissertações e da melhor tese recebem um diploma de honra ao mérito, por suas contribuições para a Ciência Contábil.

“Avaliar os trabalhos enviados é uma tarefa árdua, pois todos são muito bons”, declarou a coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Científico, Maria Thereza Pompa Antunes, que parabenizou a todos os inscritos.

A terceira colocada na categoria mestrado foi a dissertação “Estudo do Impacto da Primazia da Essência sobre a Forma nas Demonstrações Financeiras em IFRS dos Cinco Maiores Conglomerados Financeiros do Brasil”, de Flávia Augusta Belcorso da Silva, sob orientação de José Carlos Marion.

Em segundo lugar ficou o mestre Israel Efraim Guimarães, com o tema “Impacto da Adoção do IFRS na Avaliação das Empresas Brasileiras”, orientado pelo professor Antônio Robles Júnior.

A melhor dissertação de mestrado foi “O Impacto da Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital - Sped - nas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, Segundo a Percepção dos Gestores das Empresas”, de autoria de Mauri José Alberti e orientação de Henrique Formigoni.

Para a categoria doutorado, a tese selecionada foi “A Influência da Vida Organizacional sobre o Nível de Planejamento Tributário”, do doutor José Marcos da Silva, trabalho orientado por Amaury José Rezende.

Os homenageados receberam diplomas de honra ao mérito, entregues pelo presidente Gildo, pelos vice-presidentes de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar; de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina; de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, e pela coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Científico, Maria Thereza Pompa Antunes.

Mauri José Alberti agradeceu ao Conselho em nome dos homenageados pela iniciativa, que “enaltece a nossa profissão e a todos que atuam na área acadêmica”.

Professor Notável

Este ano, o Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável 2017 foi concedido ao professor doutor José Carlos Marion. Gildo Freire de Araújo entregou o diploma de honra ao mérito, como reconhecimento às suas contribuições para as Ciências Contábeis.

“Em 1970, eu tomei a maior e a mais importante decisão da minha vida, que foi cursar Ciências Contábeis”, declarou Marion, que falou um pouco sobre sua carreira e sobre o cenário atual da profissão contábil no país.

Entrega de medalhas

As personalidades que tiveram destaque na profissão e nas entidades de classe também foram prestigiadas na solenidade, com a outorga das medalhas do mérito contábil.

Foram agraciados com a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho o vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e presidente do CRCSP na gestão 2010-2011, Domingos Orestes Chiomento, e o ex-diretor do Sindicato dos Contabilistas de Campinas e Região (Sindcon Campinas) Pedro Arnaldo Fávaro, pelos relevantes serviços prestados como representantes da classe contábil.

Conferida àqueles que se destacaram no âmbito profissional, a medalha Pedro Pedreschi foi entregue ao presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) na gestão 2013/2016, José de Souza, e ao presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade na gestão 1992/1994, Clóvis Ailton Madeira.

A entrega das medalhas foi feita pelo presidente Gildo e pelos vice-presidentes Marcia Ruiz Alcazar, José Donizete Valentina, José Aparecido Maion e Neusa Prone Teixeira da Silva. Domingos Orestes Chiomento agradeceu em nome dos homenageados.

Encerramento e homenagem a Sebastião

Para encerrar a solenidade, Gildo fez um breve resumo dos projetos desenvolvidos em sua gestão e destacou que a história do CRCSP é construída por pessoas “dedicadas a tornar a profissão cada vez mais respeitada e reconhecida”.

“Comemoramos hoje também a inesquecível experiência de presidir o Conselho de São Paulo. Nestes dois anos, pautamos nosso trabalho em defesa do profissional e pela valorização da Contabilidade, ciência que, aplicada com transparência e clareza, pode mudar o destino de empresas e de um país”, afirmou o presidente.

Ao final de seu discurso, Gildo revelou que o plenário do Conselho receberá o nome do conselheiro Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, falecido em 24 de outubro deste ano. “Esta é uma singela homenagem, mas que irá eternizar este profissional dedicado e amigo querido”, afirmou o presidente.

Também prestigiaram a solenidade os presidentes do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho; da Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugênio Cecchinato; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, entre outros representantes de entidades de classe, além de conselheiros, delegados e funcionários do CRCSP.