CRCSP promove Programa de Integração e Capacitação 2017

Publicado em 12/12/2017

Educação Continuada é uma das prioridades do CRCSP também para seus representantes. Por isso, no dia 12 de dezembro de 2017, a entidade promoveu mais uma edição do Programa de Integração e Capacitação, atividade voltada para os delegados do Conselho.

O treinamento começou com a “Feira de Informações”, na qual os delegados podiam se dirigir às “barracas” para tirar dúvidas ou aprender um pouco mais sobre as prerrogativas dos departamentos do CRCSP. Os departamentos participantes eram: Comunicação, Logística (almoxarifado e protocolo/malote), Registro, Tecnologia da Informação, Ouvidoria, Financeiro, Núcleo de Relacionamento (cobrança), Fiscalização (convênios de cooperação com prefeituras e denúncias), Desenvolvimento Profissional (relatórios de atividades, cronograma de atividades 2018 e editais de parcerias com empresas, editoras e faculdades para cursos de graduação e pós-graduação).

Em seguida, o presidente Gildo Freire de Araújo e os vice-presidentes José Donizete Valentina (Fiscalização, Ética e Disciplina) e José Aparecido Maion (Desenvolvimento Profissional) deram as boas-vindas aos delegados e apresentaram o palestrante e coach João Ricardo Reis, que falou sobre “Comportamento de Excelência”.

Após a palestra, os delegados foram organizados em grupos e participaram de uma dinâmica na qual apresentaram pontos passíveis de melhoria, aqueles que requerem atenção e os que merecem elogios.

A vice-presidente de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, esclareceu dúvidas referentes a alguns dos tópicos levantados pelos delegados e trouxe novidades sobre a homenagem Diploma de Mérito, destinada aos melhores alunos dos cursos de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Ética e transparência

A conduta ética exigida dos representantes do Conselho foi o foco das atividades na parte da tarde. Os palestrantes foram o auditor Bruno Alexandre Cruz, eleito conselheiro do CRCSP para a gestão 2018/2021, e o conselheiro Valmir Leôncio da Silva.

Bruno Cruz falou sobre o “Código de Ética” e a responsabilidade de conselheiros, delegados e funcionários na promoção dos valores morais defendidos pelo CRCSP.

“Vocês, delegados do CRCSP, são parte fundamental na promoção da Ética, devido também à capilaridade que possuem em suas regiões”, apontou o auditor. Para ele, os desvios de conduta individuais também sofrem influências do ambiente organizacional.

“Aplicar um código de conduta em um ambiente inadequado não funciona”, declarou o palestrante. Para Bruno, investigar as raízes do problema e organizar treinamentos periodicamente são procedimentos necessários para evitar a possibilidade de desvios.

O conselheiro Valmir Leôncio da Silva abordou o tema “Transparência na Administração Pública”. Ele explicou como o CRCSP está inserido no Setor Público e as leis e normas que os representantes do Conselho estão sujeitos.

“A partir do momento que vocês representam o CRCSP, são também servidores públicos, ainda que transitoriamente, e estão sujeitos às mesmas sanções aplicáveis ao Setor Público”, destacou Valmir.

Para encerrar as atividades, o palestrante João Ricardo Reis fez uma apresentação motivacional que levantou a todos. O presidente Gildo agradeceu a presença dos delegados e o bom trabalho realizado por todos durante a sua gestão.