12 de janeiro: Dia do Empresário Contábil

Publicado em 12/1/2018

Comemorado em 12 de janeiro, o Dia do Empresário Contábil foi instituído em março de 2011, após aprovação da Lei n.º 12.387. O autor do projeto que deu origem à lei foi o deputado federal e empresário da contabilidade Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Atualmente, no CRCSP estão registradas 19.271 organizações contábeis, divididas em 11.555 sociedades, 4.008 empresários, 2.187 Microempreendedores Individuais (MEI) e 1.521 Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli).

O empresário da contabilidade é fundamental para a gerência de todos os tipos de empresas. Além de contribuir para o desenvolvimento dos negócios – e do país – o empresário contábil é responsável pela empregabilidade dos profissionais da contabilidade.

Ao parabenizar os empresários contábeis, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, disse que “ao empresário da contabilidade cabe a importante tarefa de gerar informações confiáveis e transparentes, que são fundamentais para o sucesso das empresas e dos governos, contribuindo para uma sociedade cidadã”.

No Estado de São Paulo, os empresários da contabilidade são representados pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), que atua em parceria com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).