Audiência Pública sobre o Código de Ética Profissional do Contador

Publicado em 9/2/2018

O texto que rege a conduta ética dos profissionais da contabilidade está em processo de revisão pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que colocou em audiência pública a minuta do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC).

As alterações foram estudadas e discutidas por uma comissão instituída pelo CFC, por meio da Portaria CFC n.º 45, de 6 de abril de 2017. Integram a comissão o presidente do CRCSP na gestão 2012-2013, Luiz Fernando Nóbrega, e os contadores Paulo Schnorr, Rui Cadete, Mário Lúcio Gonçalves Moura e Roberto Schulze. O objetivo é o aprimoramento dos princípios éticos da profissão e melhor adequação das normas aos padrões internacionais de ética na Contabilidade.

As contribuições enviadas serão avaliadas pelos integrantes da comissão e poderão vir a ser incorporadas ao texto final. Por isso, a participação dos profissionais da contabilidade é fundamental.

Segundo Schnorr, que foi o relator da minuta da comissão, o documento em discussão revoga a Resolução CFC n.º 803/1996 e suas posteriores alterações e transforma o atual código na Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral 01, a NBC PG 01.

Os profissionais da contabilidade podem enviar suas considerações sobre a norma até 24 de fevereiro de 2018. As sugestões devem ser endereçadas ao e-mail ap.nbc@cfc.org.br, fazendo referência à minuta no assunto da mensagem.

O texto da minuta em audiência pública está disponível no endereço http://cfc.org.br/tecnica/audiencia-publica/.