CRCSP realiza posse solene para a gestão 2018-2019

Publicado em 23/2/2018

Uma solenidade marcante e emocionante. Assim pode ser definida a cerimônia de posse solene do Conselho Diretor e de conselheiros do CRCSP para a gestão 2018-2019, realizada no dia 23 de fevereiro de 2018, no Buffett Torres, em São Paulo.

O evento foi prestigiado por autoridades de todo o país. Dentre elas, compuseram a mesa de trabalhos a presidente do CRCSP gestão 2018-2019, Marcia Ruiz Alcazar; o prefeito de São Paulo, João Dória Jr (PSDB-SP); o presidente do CRCSP gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP); o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda; a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD-SP); o presidente do Ibracon 5ª Seção, Carlos Augusto Pires; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira, e o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello.

Após a transmissão do cargo de presidente do CRCSP, o contador Gildo, acompanhado por sua esposa Margarete Mori Freire de Araújo e pela presidente Marcia, realizou o descerramento da placa com sua fotografia que integrará a Galeria dos Presidentes do CRCSP, na sede da entidade.

“Neste dia, tenho o sentimento de dever cumprido na missão de valorizar a profissão e os profissionais da contabilidade”, declarou Gildo. Ele agradeceu os conselheiros, delegados e colaboradores do CRCSP, que atuaram com dedicação durante seu mandato. Muito emocionado, fez uma homenagem ao amigo e conselheiro do CRCSP Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, que faleceu em 2017.

Em seguida, foram anunciados os conselheiros efetivos e suplentes que compõem o plenário do CRCSP para a gestão 2018-2019 e também a presidente Marcia e os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e Cibele Pereira Costa (Registro), que integram o Conselho Diretor.

Como forma de reconhecimento dos profissionais que dedicaram parte de sua atividade profissional em prol da valorização da contabilidade paulista, o CRCSP constituiu o Conselho Consultivo de Presidentes, apresentado nesta cerimônia e cujos integrantes são presidentes de gestões anteriores do CRCSP.

São eles: Tikara Tanaami (1967-1968), Célia Regina de Castro (1994), José Serafim Abrantes (1994-1995), José Antônio de Godoy (1996-1997), Irineu De Mula (1998-1999), Victor Domingos Galloro (2000-2001), Pedro Ernesto Fabri (2002-2003), Luiz Carlos Vaini (2004-2005), Luiz Antonio Balaminut (2006-2007), Sergio Prado de Mello (2008-2009), Domingos Orestes Chiomento (2010-2011), Luiz Fernando Nóbrega (2012-2013), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (2014-2015) e Gildo Freire de Araújo (2016-2017).

Declarações

“Eu adoro ir a cerimônias onde as mulheres lideram”, declarou o prefeito de São Paulo, João Dória Jr. “Tenho certeza de que você agora à frente da entidade vai estimular outras mulheres a virem também para este setor e participarem da vida ativa, corporativa e associativa. Seu exemplo será muito representativo”, declarou o prefeito, que também parabenizou Gildo pelo seu legado.

Dória destacou o projeto Empreenda Fácil, que reduziu o prazo necessário para a abertura de uma empresa, de 126 dias para cinco dias. Uma ação integrada das três esferas de governo e que contou com o apoio da classe contábil. Segundo o prefeito, a partir de julho, o prazo diminuirá ainda mais, passando para dois dias, seguindo o padrão mundial.

Após participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, Dória afirmou que “o Brasil agora, de novo, passou a ser uma opção clara de investidores internacionais”.

O presidente do CRCSP da gestão 1994-1995, José Serafim Abrantes, falou em nome de todos os presidentes do Conselho, parabenizando Gildo por sua gestão e afirmando ter certeza de que, “com a Marcia, veremos mais tijolos colocados em nossa profissão”.

“Desejamos sucesso em sua gestão. Tenho certeza de que, por sua dedicação e empenho, será exitosa”, declarou o presidente do IPC, Sergio Prado.

Representando as Entidades Congraçadas, o presidente do Ibracon 5ª Seção Regional, Carlos Pires, destacou que as entidades da classe contábil continuarão a caminhar juntas com a nova gestão do CRCSP no enfrentamento dos desafios encontrados no exercício profissional e preparando-se para o futuro do setor. “Temos o compromisso de seguir as tendências e inovar”, afirmou.

A vereadora Edir Sales entregou um Voto de Júbilo à presidente Marcia. “Tenho certeza de que teremos uma gestão muito profícua. Estou muito honrada por participar deste evento”, declarou.

Em seu discurso, o deputado Itamar Borges ressaltou a força da mulher e o prestígio da presidente Marcia no setor contábil. “Quando as mulheres pegam para fazer, fazem muito melhor do que nós. Sua grandeza é aquela construída ao longo de sua trajetória”, ressaltou, colocando-se à disposição da entidade.

O deputado Arnaldo Faria de Sá falou sobre a alegria de prestigiar a solenidade e a certeza sobre o trabalho incrível que será desempenhado pela presidente. Profissional da contabilidade, o deputado encerrou sua fala declamando “Contabilidade: ontem, hoje e sempre”.

“Que prazer e honra estar aqui em sua posse”, declarou o presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim. “É preciso ousar e deixar falar a voz do coração. Saiba que sua presença nos enche de orgulho, pois você representa todas as mulheres de São Paulo e, tenho certeza, seu mandato será inovador”, concluiu.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, destacou a presença de mulheres a frente dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Para este mandato, além da Marcia, em São Paulo, há mulheres presidindo os CRCs do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Minas Gerais e Roraima. “Este fato evidencia o pleno alcance dos objetivos do Projeto Mulher Contabilista, criado há mais de 20 anos por colegas visionárias, e que tinha como premissa justamente estimular a participação das mulheres nas entidades da classe contábil brasileira.”

Falando sobre os desafios da classe contábil e do país, Zulmir conclamou “os mais de 150 mil profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo a se engajarem em apoio a esta gestão da presidente Marcia, numa corrente do bem”.

Conselheira do CRCSP desde 2006, Marcia agradeceu aos presidentes do Conselho que a antecederam, trabalhando sempre pelo congraçamento das entidades contábeis no Estado de São Paulo e preparando-a para cargo atual.

“Valorizamos nossos antecessores, os caminhos por eles trilhados e os êxitos alcançados. Todavia, ao mesmo tempo em que colhemos os frutos desse trabalho, plantamos novas sementes para aqueles que virão. Queremos contribuir para que o profissional tenha orgulho de pertencer ao CRCSP”, afirmou a presidente.

Marcia frisou o crescimento da participação feminina nas entidades contábeis. Embora o percentual de mulheres à frente dos CRCs ainda seja tímido, ele vem aumentando e as pioneiras foram mencionadas em sinal de respeito e reconhecimento. “Essas mulheres mostraram e nós seguimos mostrando que a contabilidade não tem gênero.”

Feliz por compartilhar o momento com sua família, além de uma homenagem à sua mãe, Marcia teceu elogios ao seu pai, José Maria Chapina Alcazar, empresário da área contábil e presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP nas gestões 2007-2009 e 2010-2012.

“Agradeço ao senhor por ter me apresentado a contabilidade de forma tão apaixonante e por permitir que eu iniciasse ainda tão menina a concretização desse sonho com você e com a mamãe”, declarou.

A solenidade de posse foi encerrada com a apresentação do vídeo institucional do CRCSP para a gestão 2018-2019.