Delegado do CRCSP falará sobre destinação solidária no Hospital de Base de São José do Rio Preto

Publicado em 9/3/2018

No dia 15 de março de 2018, a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) irá realizar uma série de palestras sobre a importância da destinação solidária do Imposto de Renda, no Hospital de Base, em São José do Rio Preto.

O tema “Doação de Imposto de Renda – Renúncia Fiscal” será apresentado pelo auditor da Receita Federal do Brasil (RFB) Mauro José da Silva e pelo delegado regional do CRCSP em São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello, em três horários: às 9h, no anfiteatro da radiologia, às 15h e às 20h, no anfiteatro do mezanino.

Parte do Imposto de Renda (IR) devido pode ser destinada para ajudar crianças e adolescentes do país até o término da declaração, em 30 de abril.

Essa possibilidade está expressa na Lei n.º 8.069/1990, segundo a qual “os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais ou municipais, devidamente comprovadas, sendo essas integralmente deduzidas do Imposto de Renda”.

No entanto, é preciso observar que a lei estabelece limites para as doações. As pessoas físicas que desejam destinar parte do imposto referente ao IRPF ano-calendário 2018, ainda podem fazê-lo até o último dia de entrega da declaração - em 30 de abril -, mas ficam restritas a 3% do valor devido. Além disso, o valor poderá ser destinado somente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.