Membros do Conselho Diretor do CRCSP prestigiam posse do Ibracon

Publicado em 23/3/2018

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) realizou a cerimônia de posse do seu Conselho de Administração, da Diretoria Nacional e da Diretoria da 5ª Seção Regional para a gestão 2018-2020 no dia 23 de março de 2018. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina) e João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) estavam presentes.

O novo presidente do Conselho de Administração do Ibracon é o auditor Eduardo Augusto Rocha Pocetti. Os auditores Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna e Carlos Augusto Pires assumem, respectivamente, as presidências Nacional e da 5ª Seção Regional.

Marcia falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo: além do CRCSP, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e Academia Paulista de Contabilidade (APC).

“O Ibracon cumpre importante papel, não apenas para a Contabilidade brasileira, mas como referência de entidade participativa na contabilidade internacional, atuando, com presença marcante, nos organismos internacionais que emitem as Normas Internacionais de Contabilidade”, declarou Marcia.

Pocetti falou sobre o empenho e entusiasmo para responder de modo eficaz aos anseios da sociedade por ética e compliance. Essa atuação contará com a já existente sinergia entre o Ibracon, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e demais entidades da área e órgãos reguladores. Uma das metas de sua gestão é a “luta contra a responsabilidade ilimitada do auditor independente. Precisamos tirar essa espada que pesa sobre nossas cabeças”, afirmou.

O auditor Sérgio Antônio Dias, que presidiu a 5ª Seção Regional do Ibracon na gestão 2015-2017, fez um balanço desse período, destacando o aumento do número de associados, do número de cursos oferecidos e das representações realizadas. “Levo comigo a satisfação e o orgulho por ter contribuído para a valorização da profissão”, disse.

“Defender e valorizar a profissão serão nossos objetivos”, afirmou o novo presidente da 5ª Seção Regional, Carlos Pires. Sobre o plano de trabalho para sua gestão, Carlos destacou a maior aproximação com as entidades da classe, órgãos reguladores e com a imprensa para esclarecer qual o papel do auditor independente. Estímulo a maior participação dos jovens e das firmas de pequeno e médio porte também é uma das metas a ser alcançada.

O vice-presidente Técnico do CFC e ex-presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Idésio da Silva Coelho Júnior, pediu aos que chegam que trabalhem com ética. “O Brasil tem pressa. A sociedade clama por ações éticas”, reforçou. “Sucesso nessa nova gestão. Estou certo de que farão muito pela profissão e pela sociedade brasileira. Contem comigo no CFC”, finalizou.

O evento foi marcado ainda pela entrega do Prêmio Destaque Profissional para o ex-presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon Adelino Dias Pinho. Com 35 anos como associado da entidade, Adelino compartilhou com os presentes momentos marcantes de sua trajetória no Ibracon.

Os vereadores de São Paulo Edir Sales (PSD-SP) e José Police Neto (PSD-SP) teceram elogios à atuação do Ibracon em prol da sociedade. Edir entregou um Voto de Júbilo à diretoria e Police Neto pediu aos auditores engajamento para auxiliar os municípios no controle das contas públicas, destacando a apoio do Ibracon na realização da Maratona Hacker de Combate à Corrupção, realizada em 2017, na cidade de Santos.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, ressaltou a “relação umbilical” entre o Conselho Federal e o Ibracon. “Pertencemos à mesma profissão, temos os mesmos interesses, defendemos as mesmas causas.”

Encerrando a cerimônia, o novo presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Francisco Sant’Anna, apresentou seus compromissos de gestão: busca da conciliação, atuação focada nos valores da ética, independência, transparência e da excelência pelo exemplo. O fim da responsabilidade ilimitada do auditor independente e do rodízio das firmas de auditoria são duas pautas que também integram seu plano de trabalho para a gestão que se inicia.