Câmara de São Paulo presta homenagem a mulheres empreendedoras

Publicado em 23/3/2018

Presidente do CRCSP é uma das homenageadas

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 23 de março de 2018, sessão solene em comemoração ao Marco da Paz do Empreendedorismo Feminino. A solenidade ocorreu no Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta e contou com homenagens às mulheres que contribuíram para a promoção da cultura empreendedora na capital paulista.

Entre as homenageadas, estavam a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e a vice-presidente de Registro na gestão 2016-2017, Neusa Prone Teixeira da Silva, por sua atuação na valorização da profissão contábil, essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável.

O Marco da Paz do Empreendedorismo Feminino foi idealizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pelo Instituto Agora É Que São Elas, como forma de reconhecer as atitudes positivas pela difusão do empreendedorismo e pela cultura da paz.

A homenagem foi iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD), que presidiu a sessão. A mesa solene do evento foi composta pela presidente Marcia, pelo vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e embaixador mundial do Marco da Paz, João Bico de Souza, pelo vice-presidente da ACSP e coordenador das sedes distritais, Giacinto Cosimo Cataldo, pela coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da distrital sudoeste da ACSP, Marly Meirelles Breves Baruffaldi, pela presidente do Instituto Agora É Que São Elas, Kátia Teixeira, e pela governadora do distrito 4430 do Rotary Club de São Paulo (RCSP), Dóris Pittigliani Pestana.

A homenagem prestada pela Câmara de Vereadores contou também com as presenças da vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, dos conselheiros Renato Prone Teixeira da Silva e Suely Gualano Bossa Serrati e do coordenador do Conselho do Setor de Serviços da ACSP, José Maria Chapina Alcazar.

Agradecimentos

Kátia Teixeira, uma das idealizadoras do Marco da Paz do Empreendedorismo Feminino, agradeceu a oportunidade de poder realizar o evento e falou sobre a importância da participação feminina nos negócios. “O olhar cuidadoso da mulher na gestão das empresas contribui muito para o crescimento do nosso país”, declarou a presidente do Instituto Agora É Que São Elas.

A presidente do CRCSP destacou a importância do Marco da Paz como um símbolo de fraternidade e de incentivar ações positivas para a cultura da paz. “Precisamos, cada vez mais, falar, pedir e propagar a paz”, afirmou.

“Unir este desejo de paz com a força do empreendimento das mulheres não poderia ser mais feliz. Que este evento nos inspire a promover a harmonia, que é fortalecida pelo empreendedorismo”, concluiu Marcia.

Marly Meirelles Breves Baruffaldi, João Bico de Souza e Dóris Pittigliani Pestana também destacaram em seus pronunciamentos a importância de se promover a participação feminina na gestão dos negócios e da cultura empreendedora para a promoção da paz e do desenvolvimento.

Homenagens

Escolhida paraninfa da sessão, Ana Luiza Pretel falou em nome das homenageadas: “É difícil encontrar palavras para prestigiar estas mulheres, especialmente quando uma delas é a presidente do CRCSP. Ter uma mulher na gestão de uma entidade tão importante demonstra que a força da mulher vem crescendo cada vez mais na sociedade”, declarou Pretel.

A seguir foi realizada a entrega dos diplomas de mérito e de réplicas do Marco da Paz às homenageadas. Para finalizar a cerimônia, o poeta Reinaldo Bressani declamou o poema “Mulher! Viço de Luz Cristalina”, de sua autoria.

Além da presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e da ex-vice-presidente de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, foram prestigiadas as empreendedoras: Adriana Martins de Siqueira Amato, Alessandra Aparecida Machado, Ana Luíza Pretel, Ana Maria de Lima Forli, Andréa Evangelista Canberchioli, Andréia Martins Marques de Oliveira, Célia Aparecida Assumpção, Cláudia Bertoldi Trujilo Campiteli, Cristiane Fukada, Daniele Marcondes, Dóris Pittigliani Pestana, Karina de Oliveira Guimarães Mendonça, Kátia Teixeira, Márcia Canullo Ribeiro, Márcia Farias, Márcia Streck, Maria Cristina de Cerqueira Eickenscheidt Gonçalves, Marina de Almeida Dias, Mônica Treu, Mylene Aparecida de Souza, Patrícia Pereira Pinto, Pepita Busta, Flores Pignocchi, Priscila Sabino, Priscilla de Moraes Rosa, Raquel Cruz, Regina Angélica Amaral Almeida, Roberta Fernandes de Lima, Rose Ane Nicokaci Pavezi, Sueli Ceravolo Campos, Suzi Matias Damasceno e Tissiane Soares.