Câmara de São Paulo realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado em 9/4/2018

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 9 de abril de 2018, uma sessão solene para prestigiar o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, foi homenageada na cerimônia, realizada no Plenário 1º de Maio da casa legislativa.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos: a vereadora Edir Sales (PSD), proponente da sessão; a presidente Marcia Ruiz Alcazar; o presidente da Federação dos Contabilistas de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, e Kei Marcos Tanaami, filho do presidente do CRCSP na gestão 1967-1968, Tikara Tanaami, que recebeu uma homenagem póstuma na solenidade.

A vereadora Edir Sales realizou a abertura da sessão e passou a palavra a Manoel de Oliveira Maia, que falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo. Maia disse estar orgulhoso em participar da solenidade e falou sobre a importância da atuação das entidades contábeis para o crescimento da profissão. “Nenhuma classe profissional é tão unida como a nossa”, destacou o presidente da Fecontesp.

Kei Marcos Tanaami agradeceu a homenagem recebida por seu pai e falou sobre a importância que a profissão tinha para Tikara. “Meu pai dizia que a vida dele tinha como pilares a fé, o esporte e o trabalho, realizado tanto no escritório como na comunidade. Por isto, eu digo que vocês são o motivo da longevidade dele”, declarou Kei. Tikara Tanaami faleceu em 28 de março de 2018, aos 99 anos.

Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho também destacou a importância da Contabilidade. “O trabalho do profissional da contabilidade possui caráter social elevado e é fundamental que continuemos nossa jornada para valorizar cada vez mais a nossa classe”, declarou o conselheiro do CFC.

Ética e transparência

A presidente Marcia agradeceu a homenagem recebida pela Câmara e falou sobre a necessidade de valorizar cada vez mais a profissão contábil. “É muito gratificante quando os 523 mil profissionais da contabilidade brasileiros, sendo mais de 151 mil apenas no Estado de São Paulo, recebem o reconhecimento pelo importante papel que desempenham na sociedade brasileira”, declarou Marcia.

A presidente do CRCSP também destacou a importância da ética e da transparência, qualidades promovidas pelos profissionais da contabilidade, em todas as esferas da sociedade. “Vivemos tempos de travessia. E como foi dito pelo contador e poeta Fernando Pessoa, quem não ousar fazer a travessia ficará para sempre à margem dos novos tempos”, afirmou.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP-SP), o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Marcio Massao Shimomoto, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, o diretor-presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Carlos Augusto Pires, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o deputado estadual Itamar Borges (MDB), também falaram sobre a importância do profissional contábil na sociedade.

Homenagens a Tikara Tanaami e representantes da classe contábil

Edir Sales agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de se valorizar cada vez mais a profissão contábil. “Eu sinto que há um fortalecimento muito grande na classe contábil. O estado inteiro está representado hoje na maior casa de leis municipal da América Latina”, declarou a vereadora.

Após as declarações, Edir entregou uma homenagem póstuma a Tikara Tanaami, recebida por seu filho, Kei Marcos Tanaami, e placas comemorativas aos representantes das Entidades Contábeis.

Foram homenageados a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e os presidentes da Fecontesp, Sindcont-SP, Sescon-SP e Aescon-SP, Apejesp, Ibracon – 5ª Seção Regional e APC. Também foram entregues placas comemorativas ao presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho, recebida pela vice-presidente da regional de São Paulo, Marta Cristina Pelucio Grecco, e do CFC, Zulmir Ivânio Breda, recebida pelo conselheiro da entidade Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

Do CRCSP, estavam presentes na solenidade os vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa, o diretor executivo Claudio Rafael Bifi, conselheiros e delegados da entidade.

Compareceram também o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, o coordenador do Conselho do Setor de Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Maria Chapina Alcazar, e os vice-presidentes do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior, e da Apejesp, Irineu De Mula.