No Fife 2018, presidente do CRCSP fala sobre relacionamento entre contadores e OSCs

Publicado em 13/4/2018

Na manhã desta sexta-feira, 13, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, abordou o tema “Relacionamento entre Gestores e Contadores para a Eficiência do Trabalho das OSCs”, durante o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fife 2018), que acontece em Recife-PE.

Marcia disse que a gestão das entidades é um processo complexo e que “o conhecimento financeiro auxilia no planejamento, na solução de problemas e nas tomadas de decisões”.

Ela lembrou que existem normas contábeis para o Terceiro Setor, que tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos específicos de avaliação, de reconhecimento das transações e variações patrimoniais, de estruturação das demonstrações contábeis, além de informações mínimas a serem divulgadas em notas explicativas de entidade sem finalidade de lucros.

“A contabilidade é usada na tomada de decisões para Investimentos, contratação de pessoas, captação de recursos, desenvolvimento de projetos e campanhas de marketing”, afirmou a presidente do CRCSP.

Ela disse também que é necessária contratação de um profissional especializado com registro no CRC e qualificado para a perfeita gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), porque “a assinatura do contador é a única que tem fé pública e assegura a veracidade dos dados”.

Ao encerrar sua palestra, Marcia citou o poeta Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

O Fife 2018 foi organizado pela Rede Filantropia, com o objetivo dar oportunidade para os profissionais que atuam no Terceiro Setor para se atualizarem sobre as novas tendências nacionais e internacionais para a boa gestão das organizações do Terceiro Setor. O evento teve início no dia 10 de abril e termina nesta sexta-feira, 13.

Os conselheiros do CRCSP Marcelo Roberto Monello e Manoel do Nascimento Veríssimo e o presidente do Conselho na gestão 2012-2013, Luiz Fernando Nóbrega, também participaram do evento.