Alunos da capital e interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul visitam a sede do CRCSP

Publicado em 13/4/2018

Em 13 de abril de 2018, o CRCSP recebeu em sua sede estudantes de cinco instituições de ensino, dos níveis técnico e superior, da capital e interior do Estado de São Paulo e também da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. A visita faz parte do projeto “Um dia de experiência no CRCSP”, que tem como objetivo mostrar aos alunos o funcionamento do Conselho e apresentar informações importantes sobre a carreira contábil.

As turmas de Ciências Contábeis da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Memorial, da Faculdade do Sudoeste Paulista (FSP) de Avaré e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e os alunos do Instituto Técnico de Barueri Professor Antônio Arantes Filho (ITB) estiveram no CRCSP na parte da manhã.

Os estudantes conheceram o Espaço Cultural CRCSP, a Biblioteca Nelson Rodrigues e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho. Os professores Otacílio de Morais Souza, da Uninove, Leandro Nunes de Alvarenga, da FSP, José Vicente de Souza Filho, da PUC-Campinas, e Humberto Donato Neto, do ITB, acompanharam a visita.

Os futuros bacharéis também assistiram à palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho”, ministrada pelo conselheiro Bruno Alexandre Cruz, no Teatro Professor Hilário Franco, e participaram de uma atividade prática na sala das Entidades, sobre o Código de Ética Profissional do Contador, coordenada pelo diretor executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi.

Já no auditório, os alunos do ITB assistiram a uma palestra com o conselheiro Takeru Horikoshi, que falou sobre as diversas áreas de atuação que os profissionais da contabilidade têm à sua disposição e as vantagens de se prestar o curso de Ciências Contábeis.

Intercâmbio técnico-cultural

À tarde, a visita foi dos alunos da Faccat, que vieram de Taquara, no Rio Grande do Sul, para conhecer o Conselho paulista. Eles também conheceram o Espaço Cultural, o Centro de Memória e a biblioteca, participaram da atividade sobre o Código de Ética na sala das Entidades e assistiram à palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho”, apresentada pelo conselheiro Márcio Lério da Silva, no auditório.

Os estudantes estavam acompanhados pelos professores Sérgio Antônio Nikolay e Dorneles Sita Fagundes. O professor Dorneles destacou que a visita ao CRCSP é importante para acrescentar uma nova visão à formação dos estudantes. “As atividades programadas dão uma visão mais prática e dinâmica da profissão, complementando o conteúdo teórico ministrado em aula”.

Para o professor Nikolay, a visita é importante também para abrir os horizontes dos alunos, trazendo-os para conhecer o CRCSP, a bolsa de valores e outras instituições voltadas à gestão e ao mercado financeiro.

“Essa visão integrada, com a atuação das instituições de diferentes estados e segmentos, é essencial. No contexto geral, não existe competição, existe uma harmonia de forças”, completou o professor.