Posto de Atendimento Eleitoral inaugurado no CRCSP realiza cadastro de biometria

Publicado em 18/4/2018

Como forma de contribuir para o processo democrático de eleição, o CRCSP e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) firmaram uma parceria e, no dia 18 de abril de 2018, inauguraram um posto de atendimento eleitoral na sede do Conselho, em São Paulo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, do presidente do TRE-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, dos vice-presidentes do CRCSP José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Cibele Pereira Costa (Registro) e do conselheiro do CRCSP Manoel do Nascimento Veríssimo. Estavam presentes ainda o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa, e os diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (Executivo), Carlos do Carmo Rufino (Administrativo), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura).

“Esta casa do profissional da contabilidade está aberta para colaborar com o TRE-SP, que hoje tem a tarefa de cadastrar a biometria de milhões de eleitores”, declarou a presidente Marcia. Ela explicou ainda sobre o papel do profissional da contabilidade nas eleições, que, de acordo com a Resolução n.º 23.463/2015, do Tribunal Superior Eleitoral, deve assinar a prestação de contas referentes à arrecadação de recursos e despesas de campanha.

Segundo o presidente do TRE-SP, a assinatura do profissional da contabilidade nas prestações de contas das campanhas eleitorais representa a atuação direta desses profissionais no processo eleitoral. Sobre a biometria, Carlos Eduardo destacou que se trata de uma evolução. “A biometria significa fidedignidade”, declarou.

O posto, que ficará no CRCSP até o dia 27 de abril de 2018, é aberto ao público- das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira -e realiza o cadastramento biométrico dos eleitores e a transferência do domicílio eleitoral. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência em nome do eleitor. Para a emissão da 1ª via do título de eleitor, não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem passaporte que não contenham a filiação. Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar ainda o comprovante de quitação do serviço militar, caso estejam solicitando a 1ª via.