Presidente Marcia prestigia homenagem do Sindcont-SP ao Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado em 25/4/2018

Em 25 de abril é celebrado o Dia do Profissional da Contabilidade. E para prestigiar a data com as devidas honras que a profissão merece, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) realizou, em 25 de abril de 2018, uma emocionante solenidade em sua sede, com a presença de representantes das classes contábil, política, empresarial e da área acadêmica. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, prestigiou a cerimônia, realizada na sede do Sindicato.

O presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, realizou a abertura da solenidade e presidiu a mesa diretora dos trabalhos. A presidente Marcia, os presidentes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, os deputados estaduais Célia Leão (PSDB) e Itamar Borges (MDB) e a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD) também integraram a mesa solene.

O presidente do Sescon-SP e Aescon-SP falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo e destacou a importância das entidades contábeis. “Nós não somos uma ilha. Precisamos desse contato com outros profissionais, promovido pelas Entidades”, declarou Shimomoto.

Falando em nome dos ex-presidentes do Sindcont-SP, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, ressaltou o papel do Sindcont-SP na história da Contabilidade paulista. “O Sindicato ajudou a construir a profissão contábil como ela é hoje”, afirmou Sergio Prado, que presidiu a entidade de 1996 a 2001 e foi presidente do CRCSP na gestão 2008-2009.

O presidente do CRCSP na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, prestou homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade e falou sobre a importância da união da classe contábil. Ele também entregou aos presidentes Marcia Ruiz Alcazar, Antonio Eugenio Cecchinato, Márcio Massao Shimomoto, Domingos Orestes Chiomento e Sergio Prado de Mello books fotográficos da 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon).

Os deputados Célia Leão e Itamar Borges e a vereadora Edir Sales também prestaram homenagens ao Dia do Profissional da Contabilidade e destacaram a importância dos profissionais para o progresso da sociedade.

Representando o CRCSP, estavam presentes também os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa, o diretor executivo Claudio Rafael Bifi e conselheiros da entidade.

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, o coordenador do Conselho do Setor de Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), José Maria Chapina Alcazar, o vice-presidente de Educação, Cultura e Esportes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José Heleno Mariano, o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Sílvio Lopes Carvalho, o diretor Técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, o vice-presidente de Contabilidade da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edinilson Apolinário, a diretora regional da Anefac em São Paulo, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e o secretário de Finanças da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), José de Souza, também prestigiaram a solenidade no Sindcont-SP.

Prêmio Hilário Franco

Após as homenagens, foi realizada a entrega do Prêmio Hilário Franco de Contabilidade, premiação do Sindcont-SP que reconhece os melhores trabalhos acadêmicos voltados à área contábil.

O presidente Cecchinato entregou certificados de mérito aos membros da Comissão Avaliadora da 17ª edição da premiação: Almir da Silva Mota, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Marta Cristina Pelúcio Grecco, Nobuya Yomura e Walter Arnaldo Andreoli.

A seguir foi realizada a premiação dos ganhadores.

O quinto lugar ficou com a monografia “Relato Integrado em Companhias do Setor Elétrico: Análise Comparativa das Informações Apresentadas nas Seis Capitais”, de Cristiane Paloma de Jesus, trabalho orientado pelo conselheiro do CRCSP e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) Fernando de Almeida Santos. O diretor social do Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos, entregou à ganhadora um vale para realizar um dos cursos oferecidos pela entidade.

Para a quarta colocação, foi escolhido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Mensuração da Lucratividade dos Clientes em uma Empresa Prestadora de Serviços Contábeis”, de Gregory Gonçalves Pereira Silva e Leonardo Fiorelli Carmassi, sob a orientação do professor Flávio Roberto Mantovani, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O diretor cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, fez a entrega dos vale-cursos aos ganhadores.

Em terceiro, ficou o TCC “Competências de Tomada de Decisão em Ambientes Contábeis: Estudo de Caso da Implantação do IFRS 9 em uma Instituição Financeira Privada”, de autoria de Marina Revoredo Rodrigues, Aílton Lopes da Silva Júnior e Kaique Henrique Ferreira, que receberam os vale-cursos das mãos do vice-diretor secretário do Sindicato, Milton Medeiros de Souza. A orientadora do trabalho foi a professora do Mackenzie Ana Maria Roux Valentini Coelho César, também presente na solenidade.

A monografia “A Decisão do Profissional Contábil na Aplicação Técnica da NBC TG 38 - Instrumentos Financeiros: Perda Provável VersusPerda Incorrida”, de Camille Masako Farran Saito, ficou em segundo lugar. O trabalho foi orientado pelo diretor executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, também professor da PUC-SP. O vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, realizou a entrega do prêmio.

E o primeiro lugar do Prêmio Hilário Franco foi entregue às bacharéis Jéssica Resende Silva, Juliana Vasconcelos Lima e Suellen Nunes da Silva, pelo TCC “Auditoria: Impactos da Resolução 3.198”. O presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, entregou às vencedoras um cheque no valor de R$ 4 mil.

Jéssica falou em nome dos homenageados e agradeceu a iniciativa do Sindicato de incentivar a produção acadêmica. A orientadora do trabalho, Martha dos Santos Azevedo Pereira, acompanhou suas pupilas na homenagem e destacou a importância da premiação.

Encerramento

Após a entrega do Prêmio Hilário Franco, o presidente do Sindcont-SP entregou uma bolsa de estudos na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) à profissional Clélia Grillo, associada da entidade há 15 anos.

Cecchinato também chamou ao palco o conselheiro do CRCSP Takeru Horikoshi e a contadora Rosane Pereira, ganhadores da bolsa de estudos das duas últimas edições do evento e “exemplos vivos e concretos da dedicação aos estudos”.

O presidente do Sindicato encerrou a solenidade agradecendo a presença de todos. “E é desta forma, com prêmios e homenagens, que nos alegramos de celebrar este dia”, finalizou Cechinato.