CRCSP e TCMSP firmam parceria durante Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Publicado em 26/4/2018

O II Simpósio Paulista de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SPCASP) foi realizado em parceria entre o CRCSP e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), no dia 26 de abril de 2018. O evento ocorreu na sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, na capital paulista.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, realizou a abertura do simpósio junto com o presidente do TCMSP, João Antônio da Silva Filho.

“É uma satisfação para o TCMSP sediar este evento que reúne lideranças do setor, servidores e profissionais que atuam com a contabilidade pública”, declarou João Antônio. Ele ressaltou que a razão de existência do TCMSP é a sociedade paulistana e que ela cobra maior transparência das contas públicas da cidade.

Segundo o presidente do TCMSP, a razão do Estado é o povo e não o mercado e é preciso buscar a igualdade social para evitar que as desavenças sociais ocorram. A contabilidade pública contribui nesse sentido ao apresentar à sociedade a aplicação dos recursos públicos, zelando pelo controle social. “O ser humano deve ser sempre o objetivo central no direcionamento das políticas públicas”, declarou.

A presidente Marcia também enfatizou o papel da contabilidade “como uma ferramenta que contribui para a gestão da coisa pública” e a atuação do profissional da contabilidade nessa área que dá fé pública às informações, contribuindo com a credibilidade dos órgãos públicos.

Marcia convidou todos os presentes a baixarem o novo aplicativo CRCSP Mobile, que permite o acesso a informações do CRCSP, cronograma de atividades, consulta de pontuação, entre outros. O app foi lançado no dia 25 de abril de 2018, data em que a classe contábil comemora o Dia do Profissional da Contabilidade. Na mesma data, o Conselho divulgou seu primeiro e-book, o Relatório dos 100 Dias de Gestão 2018-2019, com os feitos realizados até 17 de abril. A publicação está disponível para leitura no portal do CRCSP.

Após a abertura, Marcia e João Antônio assinaram um termo de cooperação de capacitação dos profissionais da contabilidade registrados e servidores do CRCSP por meio da participação nos cursos ministrados pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales.

O conselheiro do CRCSP e coordenador técnico da Escola Superior de Contas de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, Valmir Leôncio da Silva, frisou que o TCMSP não deve ser enxergado apenas como um órgão fiscalizador. De acordo com Valmir, a educação também se faz presente, principalmente, com a assinatura do termo de cooperação entre o CRCSP e o TCMSP.

A programação foi bastante abrangente. A contadora da Prefeitura de São Paulo e coach organizacional Joana Aparecida Barbosa Morales falou sobre “Conflito de Geração entre os Profissionais da Contabilidade”. “A Importância do Sistema de Custos para a Administração Pública” foi o tema abordado pelo contador da prefeitura de Mogi Mirim, Roberto de oliveira Júnior. Encerrando as atividades da manhã, a contadora da prefeitura de São Paulo Renata Farias Freire de Souza discorreu sobre “Implantação das Normas de Contabilidade na Prefeitura de São Paulo”.

No período da tarde, as palestra “Achados Contábeis de Auditoria”, “A Aproximação de Práticas entre a Contabilidade Pública e a Contabilidade Societária” e “A Nova Lei de Finanças Públicas” foram ministradas, respectivamente, pelo auditor de Controle Externo do TCMSP Jorge Pinto de Carvalho Júnior, Fredy Henrique Miller e Valmir Leôncio da Silva.

Além de Valmir, os conselheiros do CRCSP Manoel do Nascimento Veríssimo e Vera Lúcia Vada, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, estavam presentes.