CRCSP é uma das entidades homenageadas pela Alesp, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado em 7/5/2018

Para prestigiar os profissionais da contabilidade, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, em 7 de maio de 2018, sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, com homenagens a personalidades de destaque da classe contábil. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina, representou a presidente Marcia Ruiz Alcazar – que não pode comparecer - no evento, que ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek da casa legislativa.

A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), que destacou a importância da Contabilidade na sociedade. Ele passou então a palavra ao deputado estadual Itamar Borges (MDB), que foi o proponente da sessão e presidiu a mesa diretora dos trabalhos.

A mesa solene foi composta pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti; pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto; pelo conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho; pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP-SP) e pela vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD).

Itamar Borges destacou em seu discurso a importância do profissional da contabilidade para a promoção do empreendedorismo no país. “Precisamos valorizar e reconhecer cada vez mais o profissional contábil”, declarou o deputado, que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (Frepem) da Assembleia.

A vereadora Edir Sales e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá também prestaram homenagens aos profissionais da contabilidade e declararam seu apoio à classe contábil.

O diretor presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, falou em nome das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo e ressaltou o papel do profissional contábil na promoção da ética e da transparência. “Nós podemos e devemos ajudar nosso país a alcançar um patamar mais elevado de credibilidade”, afirmou o auditor.

O presidente da Fenacon também agradeceu o reconhecimento prestado pela Alesp aos profissionais, fundamentais para o dia a dia das empresas e entidades. “Nós, profissionais da contabilidade, merecemos esta justa homenagem”, declarou Berti.

Márcio Shimomoto lembrou em seu discurso que a primeira homenagem aos profissionais da contabilidade ocorreu em 1926, quando o senador João Lyra instituiu a data de 25 de abril como o Dia do Profissional da Contabilidade.

“Muita coisa mudou nestes 92 anos. Hoje nossas lutas não se restringem à defesa e valorização da categoria contábil, mas contemplam projetos como a redução da carga tributária e da burocracia em nosso país”, afirmou o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP.

Homenagens

Após as manifestações de apoio e agradecimento, tiveram início as homenagens aos representantes das entidades contábeis. O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina recebeu a placa comemorativa em nome do Conselho, entregue pelo deputado Itamar Borges.

Receberam a laca também os presidentes da Fenacon, Mário Elmir Berti, do Ibracon Nacional, Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Manoel de Oliveira Maia, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, do Sescon-SP e Aescon-SP, Márcio Massao Shimomoto, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, da 5ª Seção Regional do Ibracon, Carlos Augusto Pires, da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho, e o conselheiro do CFC Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

Os vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa, e os conselheiros Rosmary dos Santos e Valmir Leôncio da Silva estavam presentes na solenidade em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade.

O vice-presidente do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, também prestigiaram a sessão solene na Alesp.