Classe contábil se reúne com o superintendente da 8ª Região da Receita

Publicado em 17/5/2018

Representantes das entidades da classe contábil paulista reuniram-se, em 17 de maio de 2018, com o superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB) da 8ª Região Fiscal, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, em São Paulo. O encontro teve como objetivo levar à Receita uma pauta positiva de reivindicações da classe contábil e alinhar ações para a valorização das boas práticas no cumprimento dos dispositivos legais vigentes.

A comitiva foi formada pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, pelos presidentes do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, e pelo vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima. Os gerentes do Sescon-SP Eduardo Lobato e Marcos Kazuo Yamaguchi também participaram da reunião.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, destacou a importância de alguns dos temas tratados no encontro. “Hoje pautamos assuntos relacionados às dificuldades com eSocial, para sensibilizá-los de que a obrigação principal ficará comprometida se o Sped eSocial não possibilitar a emissão das guias de impostos, contribuições e os recibos de pagamento. Isso traria prejuízos não apenas para os empresários, mas para os trabalhadores de todo o Brasil e também para o Governo”.

“O profissional da contabilidade possui um papel fundamental nessa relação fisco-contribuinte. Existem alguns gargalos que dificultam o nosso trabalho e, por consequência, a vida do contribuinte”, declarou a presidente do CRCSP, que avalia de forma muito positiva a atuação conjunta da Receita com as Entidades Contábeis.

“Nossa atuação com a Receita sempre teve o intuito de facilitar esta relação com os profissionais. Na nossa sede, mantemos um posto da Receita para o atendimento exclusivo aos profissionais contábeis. Esta é uma importante conquista e que será mantida pelo Conselho”, afirmou Marcia.

Além do superintendente, reuniram-se com os representantes contábeis: Edison Jorge Takeshi Kaneko, chefe de gabinete da Superintendência; Maria Stela de Oliveira, da Divisão de Interação com o Cidadão (Divic); Gilberto Ferreira Santos e Fernando Assini, da Delegacia Especial de Administração Tributária (Derat); Marilda Aparecida Claudino, delegada adjunta da Derat; Ésio Marcos de Souza, da Divisão de Arrecadação e Cobrança (Dirac); Sílvia Regina de Sá Motta Regina, da Delegacia Especial de Pessoas Físicas (Derpf); Edmundo Rondinelli Spolzino e Itamar Miranda Lopes Pereira, da Divisão de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes (Dimac).