CRCSP e APC realizam atividade sobre a Contabilidade no esporte

Publicado em 25/5/2018

Em 25 de maio de 2017, ocorreu no auditório do CRCSP uma atividade especialmente voltada aos profissionais que atuam em entidades ligadas ao esporte. Promovido em parceria pelo CRCSP e pela Academia Paulista de Contabilidade (APC), o encontro técnico “Demonstrações Contábeis de Entidades Desportivas” foi apresentado pelo presidente da BDO e membro da APC, Raul Corrêa da Silva, e pelo auditor Carlos Aragaki e abordou aspectos importantes deste segmento da Contabilidade.

O presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento, fez a abertura da atividade e falou sobre a história e o papel da Academia na difusão do conhecimento contábil. Ele também agradeceu aos palestrantes “pela disposição em compartilhar seu conhecimento conosco”.

A conselheira do CRCSP e acadêmica da APC Angela Zechinelli Alonso também agradeceu a presença do público e fez a apresentação dos palestrantes. Ela também falou sobre os serviços oferecidos pelo CRCSP e agradeceu às Entidades Contábeis pelo apoio na realização do evento.

Raul Corrêa falou sobre as boas práticas contábeis e de como elas contribuíram para a profissionalização do esporte nos últimos anos. “O esporte mudou. A governança e a transparência das entidades do setor evoluíram nos últimos anos e isso contribui para o engrandecimento do esporte brasileiro”, declarou Raul, que foi diretor financeiro do Corinthians, presidente da 5ª seção regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) de 1998 a 2000 e conselheiro do CRCSP de 1998 a 2005.

Carlos Aragaki fez uma retrospectiva das práticas contábeis das entidades desportivas e sobre o papel das entidades contábeis na regulamentação das demonstrações. “A primeira regulamentação da Contabilidade no esporte veio com a Lei n.º 9.615/1998, conhecida como Lei Pelé. A regulamentação evoluiu com o tempo, até que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a Resolução n.º 1.005/2004, que padronizou a apresentação das demonstrações contábeis. Ela foi atualizada pela Resolução n.º 1.429/2013, hoje Resolução CFC n.º 1.429/2013 (R1), pois novas práticas foram inseridas”, explicou o auditor.

Além do presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, da conselheira Angela Zechinelli Alonso e do palestrante Raul Correa da Silva, estavam presentes os acadêmicos Adriano Gilioli, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Eurípedes Sales e Sílvio Lopes de Carvalho. O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, também prestigiou a atividade.