CRCSP sedia treinamento do CFC sobre aplicação do Exame de Suficiência

Publicado em 5/6/2018

Em 17 de junho de 2018, bacharéis em Ciências Contábeis de todo o país prestarão o 1º Exame de Suficiência 2018. E para que a realização da prova ocorra da melhor forma possível, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, em 5 de junho de 2018, treinamento na sede do CRCSP para os fiscais que irão acompanhar a aplicação em todo o território nacional.

A diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho, deu as boas-vindas aos participantes do treinamento e passou a palavra ao presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, para a abertura da atividade.

Zulmir falou aos presentes sobre a importância do Exame e da preocupação das entidades do Sistema CFC/CRCs com sua preparação e execução. “O Exame de Suficiência possui uma relevância muito grande para a qualificação e valorização da profissão. Por isso, devemos dedicar todo nosso carinho, atenção e esforço para que sua realização seja um sucesso”, afirmou o presidente do CFC.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, também agradeceu a presença de todos e destacou a importância das ações promovidas pelo CFC pela profissão contábil e por uma integração cada vez maior com os Conselhos Regionais.

“Gostaria de parabenizar o presidente Zulmir e a todo o CFC pela realização deste treinamento. Nós estamos sempre à disposição e prontos a contribuir com inovações que venham aprimorar cada vez mais nossa profissão”, declarou Marcia.

O vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio Cunha de Almeida, falou sobre os objetivos do treinamento e desejou sucesso a todos. “Esperamos sanar hoje qualquer dúvida que vocês possam ter sobre a aplicação do Exame”.

O treinamento para aplicação do Exame de Suficiência também teve as presenças do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, e dos diretores do CRCSP Claudio Rafael Bifi (executivo), Carlos do Carmo Rufino (administrativo), Verônica Moreira Nunes (operacional) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura).

Time motivado

A primeira palestra do dia teve como foco a motivação da equipe. O palestrante Sérgio Enrique Faria, especialista em comportamento e comunicação, apresentou técnicas e realizou atividades para promover a integração e o engajamento do público, requisitos necessários para a aplicação do Exame de Suficiência.

A palestra seguinte foi sobre “Fiscalização de Contratos”. O tema foi apresentado pelo secretário de Controle Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Marcus Alcântara, que falou sobre todos os aspectos que os fiscais setoriais devem estar atentos no dia do Exame.

As representantes da Consulplan, empresa responsável pela execução do Exame, Leiziany Rubim e Andreza Souza, apresentaram o painel seguinte, sobre a programação e a logística para a aplicação do 1º Exame de Suficiência 2018.

Orientações finais

O último painel do treinamento foi apresentado pela diretora executiva do Conselho Federal de Contabilidade, Elys Tevania Carvalho, e pelo coordenador da área de Registro do CFC, Edson Rodrigues, que detalharam aspectos importantes da função que será desempenhada pelos fiscais setoriais durante a aplicação da prova.

Após as orientações, o presidente do CFC, Zulmir Breda, fez o encerramento do treinamento e destacou o sucesso da atividade no intuito de capacitar os fiscais e contribuir para que a prova ocorra da melhor forma possível.