Presidente e vice-presidentes do CRCSP prestigiam 8ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

Publicado em 11/6/2018

O primeiro dia da 8ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, realizado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) aconteceu em 11 de junho de 2018 e reuniu autoridades da classe contábil do país.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, assim como os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina) e João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) acompanharam as atividades.

Abrindo os trabalhos, o presidente do Ibracon Nacional, Francisco Sant’Anna, destacou as atividades programadas para os dois dias de conferência. “Esperamos que o conteúdo consistente deste evento contribua para que vocês enfrentem com êxito os desafios da nossa profissão”, declarou.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, o evento demonstra a capacidade do Ibracon de debater temas de relevância para a profissão e para o país. “Reconhecemos o esforço que os auditores estão fazendo para atuarem de forma responsável e independente, com o objetivo de construir um ambiente mais favorável aos negócios”, afirmou.

Zulmir anunciou ainda a criação de um grupo de estudos para implantação do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) Pessoa Jurídica, no âmbito do CFC. O intuito criar uma “fonte de exigência de cadastro para o mercado em geral, em especial o mercado não sujeito à regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central do Brasil”.

Encerrando a abertura, o presidente da CVM, Marcelo Barbosa, elogiou a contínua atuação do Ibracon em prol da informação de qualidade. Do mesmo modo, apontou que a CVM está sempre aberta para rever e atualizar o conteúdo de normas.

Após a entrega do Prêmio Transparência – categorias Jornalismo e Universitário – o professor de Sistemas de Informação Contábil da Rutgers Business School Miklos Vasarhelyi ministrou a palestra “O Futuro da Profissão”. Este assunto também foi tema de um debate entre o professor Vasarhelyi, o presidente da KPMG no Brasil e América do Sul, Charles Krieck, o presidente da PP&C Auditores Independentes, Eduardo Camillo Pachikoski, e o sócio líder de Auditoria da EY, Cláudio Camargo, com moderação do presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Pocetti.

“O Impacto dos Riscos Cibernéticos no Mundo Corporativo” e “Setor Público – Ipsas, Auditoria Financeira e Transparência” foram os demais painéis deste primeiro dia de conferência.