Reunião Técnica na sede do CRCSP trata sobre as Normas Aplicadas ao Setor Público em Audiência Pública no CFC

Publicado em 5/7/2018

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública sete normas contábeis aplicadas ao Setor Público. E para apresentar aos profissionais da contabilidade as mudanças propostas nas normas e incentivar a participação deles no processo de melhoria das normas, o CRCSP realizou, em 5 de julho de 2018, a Reunião Técnica “Normas da Área Pública em Audiência”. A atividade ocorreu na sede do Conselho e foi coordenada pelos conselheiros Manoel do Nascimento Veríssimo e Valmir Leôncio da Silva.

Durante a abertura dos trabalhos, o conselheiro Manoel destacou o objetivo da reunião técnica. “Nós queremos aqui dar aos profissionais um panorama geral sobre as normas em audiência pública e ouvir as suas sugestões de melhoria, para podermos encaminhá-las ao CFC”, afirmou o conselheiro.

Valmir Leôncio também falou sobre a importância da participação dos profissionais na audiência pública e do papel relevante que a Contabilidade Aplicada ao Setor Público possui na sociedade. “A gestão das entidades do Setor Público é fundamentada em três etapas principais. São elas a fase de planejamento, de execução e da prestação de contas, que passa necessariamente pela Contabilidade”, declarou Leôncio.

As normas colocadas pelo CFC em audiência pública são as NBC TSPs: 13 - Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis; 16 – Demonstrações Contábeis Separadas; 17 – Demonstrações Contábeis Consolidadas; 18 – Investimento em Coligada; 19 – Acordos em Conjunto; 20 – Divulgação de Participações em outras Entidades; e 21 – Combinação de Operações e Entidades.

A conselheira Rosmary dos Santos e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, também participaram da atividade. As sugestões de melhoria dadas pelos profissionais durante a reunião técnica serão encaminhadas para o CFC e, após análise da Comissão responsável, incorporadas às minutas das normas técnicas.