Em parceria com o TRE-SP, CRCSP realiza seminário sobre Prestação de Contas Eleitorais, com dois dias de atividades

Publicado em 20/7/2018

Nos dias 19 e 20 de julho de 2018, o CRCSP realizou em sua sede o Seminário Prestação de Contas, evento promovido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) e a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) para esclarecer temas referentes às prestações de contas para as próximas Eleições.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, e o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho realizaram a abertura do seminário, no dia 19, e destacaram a importância de estar atualizado para realizar a prestação de contas de campanha.

“É um prazer recebê-los no CRCSP para uma atividade com temas tão relevantes como estes que serão apresentados”, afirmou o vice-presidente Maion na abertura.

“O CFC está presente nesta jornada com os Conselhos Regionais e a Justiça Eleitoral pela transparência das contas eleitorais”, afirmou Joaquim Monteiro, ao dar as boas-vindas ao público.

Arrecadação e gastos de campanha

Na manhã do primeiro dia, Michel Ubaldo do TRE-SP apresentou as novidades no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e os conselheiros do CRCSP Breno Acimar Pacheco Correa, Caio Martins dos Santos e Vera Lúcia Vada falaram sobre arrecadação, gastos de campanha e o Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex).

Ao final da primeira parte, os servidores do TRE-SP Frederick Chopin Arantes e Michel Ubaldo e os conselheiros Breno, Caio e Vera esclareceram dúvidas dos participantes sobre os temas apresentados.

Na parte da tarde, o presidente do TRE-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, apresentaram o painel “O Processo de Prestação de Contas Eleitorais e a Importância do Profissional da Contabilidade”.

O vice-presidente do CRCSP destacou que as normas que regulam a realização das campanhas evoluíram muito nos últimos anos. “A exigência da assinatura de um profissional contábil nas prestações de contas, por exemplo, é uma grande contribuição para a transparência dos gastos de campanha e, consequentemente, para o combate à corrupção”, afirmou Maion.

O presidente do TRE-SP iniciou sua fala destacando a importância dos profissionais da contabilidade e dos “relevantes serviços prestados por eles à sociedade”. Ele falou sobre a importância de o profissional orientar seus clientes na correta utilização dos recursos de campanha.

“É fundamental que os senhores deixem de prestar assistência ao candidato que não seja merecedor de seus serviços. Não coloquem em jogo o exercício de sua profissão”, advertiu Padin.

O público também assistiu aos painéis “Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais – o que Mudou para as Eleições 2018”, ministrado pela servidora do TRE-SP Vera Lúcia Annes, e “O Partido na Campanha”, tema apresentado pelo especialista Alexandre Di Pietra.

Segundo dia

Em 20 de julho, os profissionais assistiram aos painéis “Arrecadação, Gastos de Campanha e Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex)”, apresentado pelos conselheiros Breno Acimar Pacheco Correa, Caio Martins dos Santos e Vera Lúcia Vada, e “O Profissional da Contabilidade na Campanha Eleitoral”, com o especialista Alexandre Di Pietra.

O seminário Prestação de Contas Eleitorais também contou com a presença da secretária de Controle Interno do TRE-SP, Rhodes Morais, e dos conselheiros do CRCSP Carlos Alberto Vieira, João Edison Deméo, Manoel do Nascimento Veríssimo e Mariano Amádio.

Os seminários de prestação de contas eleitorais foram idealizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para serem realizados em todo o país. O primeiro deles ocorreu em 20 de junho de 2018, na sede do CFC, em Brasília-DF. Nesta data, foi feito também o lançamento do livro Contabilidade Eleitoral: da Teoria à Prática. A publicação pode ser conferida na íntegra no portal do CRCSP.