Contabilidade Pública é tema de Encontro com Acadêmicos no CRCSP

Publicado em 20/7/2018

Em 20 de julho de 2018, o CRCSP e a Academia Paulista de Contabilidade (APC) realizaram mais um Encontro de Acadêmicos, que nesta edição abordou o tema “Novas Normas Aplicadas à Contabilidade no Setor Público”. A atividade ocorreu na sede do CRCSP e teve como palestrantes o acadêmico Eurípedes Sales e o conselheiro Valmir Leôncio da Silva, também membro da Academia.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, realizou a abertura da atividade e falou sobre o objetivo do Encontro de Acadêmicos, de “promover o desenvolvimento da profissão e a disseminação do conhecimento contábil”.

Ao dar início à apresentação, Eurípedes Sales ressaltou a necessidade de se promover a profissionalização do serviço público. “Há no Brasil uma insuficiência de cursos de graduação e pós-graduação voltados ao setor público. A contabilidade das entidades públicas brasileiras ainda é, em grande parte, amadora, pois não há especializações voltadas a este segmento”, afirmou o acadêmico.

Valmir Leôncio apresentou as recentes alterações nas normas aplicáveis ao setor público, processo que se intensificou com a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards – Ipsas, no original em inglês).

“Antes do processo de convergência, não havia um padrão para a consolidação dos dados nas prestações de contas. A uniformização do processo de elaboração contribui, entre outras coisas, para assegurar que as contas públicas reflitam a realidade das finanças públicas”, destacou o conselheiro do CRCSP.

Estavam presentes no Encontro a vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia; o vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho e os acadêmicos Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Charles Barnsley Holland.