Vice-presidente do CRCSP prestigia solenidade em comemoração aos 99 anos do Sindcont-SP

Publicado em 19/7/2018

A noite desta quinta-feira (19) foi de festa para os profissionais da contabilidade. Isso porque o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) comemorou o seu 99º aniversário com uma série de homenagens e reconhecimento àqueles que fazem parte da história da entidade.

“Estamos muitíssimo ansiosos pelo Centenário da Instituição, no entanto, não é possível refutar a importância de seu jubileu de salgueiro. Um novo modelo de atuação para o Sindcont-SP está em desenvolvimento, totalmente orientado à satisfação dos associados da entidade, seja por meio da prestação de serviços ou da oferta de benefícios e vantagens, com o intuito de fomentar o crescimento do quadro social da Instituição e fortalecer a adesão dos contabilistas à casa que os representa. Embora imensamente trabalhosa, esta mudança não nos assusta. Com a Contabilidade, diariamente aprendemos a lidar com transformações, como de procedimentos, de processos e de paradigmas, sem prazos adequados ou até mesmo fórmulas ou manuais de instrução para nos preparar”, afirmou o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato.

À mesa solene dos trabalhos estavam assentados o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Pascoal Rizzo Nadeo, e, em homenagem às mulheres, posteriormente foi convidada para compor a mesa a diretora do Sindcont-SP, Celina Coutinho.

Falando em nome dos ex-presidentes da Entidade, Jair Gomes de Araújo, que presidiu o Sindcont-SP no período de 2014 a 2016, relembrou o tempo em que esteve à frente do Sindicato, última gestão que puderam contar com as contribuições sindicais para manutenção e desenvolvimento do Sindcont-SP.

“Esta é a primeira oportunidade em que me pronuncio em nome dos ex-presidentes desta Casa e me sinto honrado. Estamos caminhando para o centenário do Sindcont-SP, que ao longo dos anos atuou arduamente em prol do desenvolvimento dos Profissionais da Contabilidade e da profissão em si”, lembrou Jair.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Pascoal Rizzo Nadeo, representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo dizendo que: “Entre as conquistas do Sindcont-SP ao longo dos anos, quero destacar os trâmites para a fundação da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, bem como a valorização da imagem da profissão contábil, procurando sempre atuar para melhorar as condições de trabalho dos Profissionais da Contabilidade, com uma história marcada por lutas travadas em prol destes trabalhadores”, afirmou.

Contabilista Emérito 2018

Tradicionalmente, nas celebrações do aniversário do Sindcont-SP é outorgado o título de Contabilista Emérito a um profissional de grande destaque na Contabilidade pelos  inestimáveis serviços prestados ao Sindicato e à Classe Contábil.

Neste ano, o agraciado foi o professor Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, cuja apresentação foi feita por seu amigo, o contador Domingos Orestes Chiomento.

“Minha história com a família Monteiro de Carvalho é antiga. Há muitos anos, meu Contador me apresentou ao então candidato a vereador Monteiro de Carvalho, pai do homenageado. Desde então, nossa relação se estreitou tanto com o patriarca quanto com o filho, que possui um currículo invejável. Acredito que se conheça a árvore pelo fruto e posso dizer com toda a certeza que o nosso homenageado merece estar aqui hoje”, destacou o presidente da APC.

O homenageado é filho do contador Joaquim Monteiro de Carvalho, a quem considera a sua principal referência de vida. Além disso,  dentre as várias entidades que exerce é integrante da comissão julgadora do Prêmio Professor Hilário Franco e do Conselho Consultivo do Sindcont-SP sendo também o atual representante de São Paulo junto ao Conselho Federal de Contabilidade-CFC.

Dizendo-se emocionado, Monteiro de Carvalho externou as seguintes palavras em seu pronunciamento: “Obter um reconhecimento como este é para mim um grande júbilo. Desde que iniciei minha atividade profissional, em 1961, foram inúmeros os benefícios que usufrui aqui no Sindcont-SP, inclusive do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis – CEDFC e da biblioteca. Foi nesta Entidade que ocupei pela primeira vez um cargo como colaborador da Classe, depois, por insistência dos amigos me agreguei ao Grupo Azul no qual estou até hoje. Após tantas andanças na Classe Contábil, esta homenagem é a mais significativa que recebi, jamais imaginei que poderia ser merecedor este título. Por isso agradeço o presidente Eugenio Cecchinato e à comissão julgadora do título por terem se lembrado do meu nome”, afirmou o homenageado.

Homenagens

A noite também foi marcada pela saudade dos profissionais que já se foram, em especial a Ernesto das Candeias, que após 25 anos de dedicação e trabalho como consultor jurídico do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP,  faleceu no dia 24 de junho de 2018.

Por isso, o diretor Cultural do Sindicato, Claudinei Tonon, prestou, em nome da Entidade, uma homenagem ao profissional. “O Candeias esteve sempre presente nas nossas atividades, sendo um referencial de conhecimento e de vida. É triste saber que não o encontraremos mais em nossas reuniões. Esta foi uma grande persa para a Contabilidade”.

Anualmente, os funcionários do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo também têm seu trabalho e dedicação reconhecidos pela Entidade. Este ano, Patrícia Galdino Ramos e Enoch Dias de Oliveira receberam uma homenagem e presentes, entregues pelos diretores Milton Medeiros e Dorival Fontes, representando os seus colegas.