Atividades do CRCSP na semana abordam Contabilidade das áreas privada, pública e do Terceiro Setor

Publicado em 20/7/2018

Os profissionais da contabilidade tiveram uma semana repleta de atividades na semana de 16 a 20 de julho de 2018, com palestras, seminários e workshops realizados pelo CRCSP em diversas regiões do Estado.

Segunda-feira

Em 16 de julho, ocorreram duas atividades, na capital e na cidade de Igarapava. Na sede do CRCSP, o especialista Felipe Roberto de Miranda falou sobre “Escrituração Contábil Fiscal - Novidades”. O conselheiro João Edison Deméo realizou a abertura.

Em Igarapava, os profissionais participaram do seminário “Escrituração Contábil Fiscal – Aspectos Práticos”, tema apresentado pelo especialista Antônio Wanderlan Pereira Saraiva, no Clube da Terceira Idade. O delegado do CRCSP na cidade, Marco Túlio de Oliveira Machado, coordenou a atividade, que contou com as presenças do conselheiro José Augusto Picão e do delegado regional do Conselho em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha.

Terça-feira

Na terça-feira, 17, foi realizada a campanha CRCSP em Ação nas cidades de Guarulhos e São José dos Campos. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, conversou com os profissionais e representantes de entidades contábeis locais sobre as ações do Conselho. Também foi apresentada a palestra “Educação Profissional Continuada – Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação”, ministrada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion.

Na sede do Conselho, foram realizadas três palestras sobre o tema “Principais Impactos da Lei n.º 12.973/2014”, ocorridas na parte da manhã, tarde e noite. O palestrante foi o autor do livro Guia do PIS e da Cofins, José Carlos Alves, e os conselheiros Marcelo Gomes de Barros, Márcio Lério da Silva e Sérgio Januário de Freitas representaram o CRCSP nas atividades.

O CRCSP também recebeu neste dia a visita dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu, que vieram conhecer a sede de seu futuro órgão de registro.

Para os profissionais de Tatuí, o CRCSP organizou a palestra “Demonstração dos Fluxos de Caixa - NBC TG 03 (R3) com Foco nas PMEs”, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O palestrante foi o mestre Thiago Von Atzingen Bueno e o delegado de Tatuí, Antônio Marcos Tonini, realizou a abertura da atividade.

O tema “Demonstração dos Fluxos de Caixa - NBC TG 03 (R3) com Foco nas PMEs” também foi apresentado em Presidente Prudente pelo mestre Sérgio Alexandre de Souza. O delegado regional do Conselho em Presidente Prudente, José do Carmo Ferreira, e o delegado em Rancharia, Renato Paes de Oliveira, participaram da atividade, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (SindcontPP) e escritório regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Quarta-feira

A quarta-feira contou com oportunidades de atualização para os profissionais contábeis de Bauru, Campinas, Itapevi, Marília, Santos e Taubaté.

Para os profissionais de Bauru, o CRCSP promoveu uma atividade sobre compliance. O seminário “Ética Empresarial: Implantação de Salvaguardas aos Riscos Corporativos no Atual Cenário e Prevenção a Fraudes” ocorreu na sede do Sindicato dos Contabilistas de Bauru e Região (Sindcon Bauru) e escritório regional do Sescon-SP. O delegado regional do CRCSP no município, Paulo Roberto Martinello, realizou a abertura do seminário, apresentado por José Luiz Munhós.

Em Campinas, o tema abordado foi “Atualizações Importantes: NBC TG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBC TG 48 - Instrumentos Financeiros”. O auditor Juliano Pereira Resende apresentou o seminário, na sede do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon Campinas), e a delegada regional do CRCSP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, fez a abertura da atividade.

Na Câmara Municipal de Itapevi, o CRCSP realizou o seminário “Contabilidade de Custos – Gestão Estratégica para os Negócios”. O doutor Álvaro Augusto Ricardino Filho foi o palestrante e o delegado de Itapevi, Homero Luiz Vaz Domingues, fez a abertura.

Os profissionais da contabilidade marilienses participaram do workshop “Gestão com Foco em Resultados – Contabilidade e Controles Internos para a Tomada de Decisão – NBC TG Estrutura Conceitual – Resolução CFC n.º 1.374/2011”. A atividade foi realizada pelo CRCSP na Casa do Contabilista de Marília e teve como palestrante o mestre Walter Luiz Quaglio. O delegado regional Ruberlei Rocha Machado coordenou a realização do workshop.

A Contabilidade das entidades sem fins lucrativos foi tema de atividade na sede do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (Sincon Santos). O seminário “Terceiro Setor: Principais Lançamentos Contábeis e Demonstrações Obrigatórias – ITG 2.002 (R1), NBC TG 1.000 (R1), NBC TG 07 (R2), NBC TG 01 (R4) e NBC TG 26 (R5)” teve como palestrante o especialista Fernando César Rinaldi, sob coordenação do delegado regional em Santos, Adilson Bulo Júnior.

Também na quarta-feira, o CRCSP realizou em Taubaté o seminário “Contabilidade Pública: NBC TSP Estrutura Conceitual e Divulgação de Informação Contábil”. O conselheiro Manoel do Nascimento Veríssimo e o delegado do CRCSP em Taubaté, Adilson Ronconi de Oliveira, participaram da atividade, realizada no auditório da Faculdade Anhanguera de Taubaté. A especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público Fabiana Ferreira Pascoaloto foi a palestrante.

Quinta-feira

As cidades de São Paulo, Araçatuba, Jundiaí, Lorena, Piracicaba, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista e Sorocaba receberam atividades do CRCSP na quinta-feira.

Na sede do CRCSP, aconteceu o primeiro dia do Seminário Prestação de Contas, evento realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) e a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) com diversos painéis sobre as prestações de contas de candidatos e partidos políticos para as próximas Eleições.

Em Araçatuba, ocorreu mais uma edição do CRCSP em Ação. A presidente Marcia apresentou aos profissionais participantes um balanço sobre os primeiros seis meses da atual gestão do Conselho. A atividade foi realizada na Casa do Contabilista de Araçatuba e contou com a participação do conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho, que apresentou a palestra “Educação Profissional Continuada – Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação”, do delegado regional em Araçatuba, Marco Antônio de Campos Salles, e dos delegados: Sérgio Luiz Sabioni (Birigui), Almir Pontes Rodrigues (Mirandópolis) e Francisco Adalberto Gimenes Pamplona (Penápolis).

O tema apresentado em Jundiaí foi “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”, seminário apresentado pelo mestre Sérgio Alexandre de Souza e coordenado pelo delegado regional em Jundiaí, Valdir Donizete Segato.

“Escrituração Contábil Fiscal - Aspectos Práticos” foi tema de palestra no Centro Universitário Salesiano de Lorena (Unisal). O palestrante foi o especialista Felipe Roberto de Miranda e a delegada do Conselho em Lorena, Maria Aparecida Rodrigues da Silva, fez a abertura da atividade.

Na sede do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop) e escritório regional do Sescon-SP, o seminário apresentado foi “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”. O mestre Nabil Ahmad Mourad foi o palestrante e o delegado regional em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves, coordenou o seminário.

O tema “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros” também foi apresentado em São Bernardo do Campo pelo especialista Juliano Pereira Resende. A conselheira Rosângela Maria da Costa Menezes e o delegado regional em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, representaram o CRCSP.

Em São João da Boa Vista, também foi realizado o seminário “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”, no Centro Cultural da Fundação Educacional Octávio Bastos (Unifeob). O tema foi apresentado pelo mestre Douglas Tadeu de Oliveira Ribeiro e o delegado regional na cidade, Antônio Baesso Júnior, fez a abertura.

Os profissionais sorocabanos também participaram do seminário “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”, apresentado pelo mestre Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante na Universidade de Sorocaba (Uniso). O delegado regional em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, coordenou a atividade.

Sexta-feira

E encerrando a semana, o CRCSP realizou na sexta-feira atividades na capital paulista e nas cidades de Mogi Mirim, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Duas atividades aconteceram na sede do CRCSP: o segundo dia do Seminário de Prestação de Contas Eleitoraise o Encontro com Acadêmicos, evento realizado em parceria com a Academia Paulista de Contabilidade (APC) sobre as “Novas Normas Aplicadas ao Setor Público”.

Em Mogi Mirim, os profissionais assistiram à palestra “Tributos sobre o Lucro – Aplicação Prática Envolvendo a NBC TG 32 (R4)”, apresentada por Juliano Pereira Resende, sob a coordenação do delegado do CRCSP no município, Robson da Costa.

O tema em São José do Rio Preto foi “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”, seminário ministrado pelo especialista Elias da Silveira Cerqueira, na Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto e Região (Assosind). O delegado do CRCSP em Olímpia, Marco Aurélio Fachin, fez a abertura do seminário.

E os profissionais de São José dos Campos também assistiram ao seminário “Atualizações Importantes: NBCTG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBCTG 48 - Instrumentos Financeiros”, apresentado por Sérgio Alexandre de Souza. A delegada regional no município, Vera Lúcia dos Santos Vieira coordenou a atividade, realizada na Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon).