Profissionais de Araraquara participam da campanha CRCSP em Ação

Publicado em 25/7/2018

O dia 25 de julho de 2018 começou com muita informação na cidade de Araraquara. Nessa data, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e o vice-presidente de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, estiveram na sede do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara e Região e da Associação dos Escritórios Contábeis de Araraquara (Aescar), apresentando as ações da gestão e informações sobre Educação Profissional Continuada.

Dando início ao encontro, o delegado regional do CRCSP em Araraquara, Benedito Salvador Carlos, frisou a aproximação do Conselho com o interior. “Quando assumi o cargo como delegado, notei que havia certo distanciamento entre a sede e as delegacias. Porém, com o passar dos anos, isso vem mudando e, hoje, temos aqui a presidente do CRCSP. Isso contribui, sem dúvida, para levarmos mais informação aos profissionais da região”, declarou Benedito.

Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados, a presidente Marcia prestou homenagem aos profissionais Adail Aléssio de Simoni e Edivaldo Leite da Silva, que atuaram como delegados do CRCSP em Jaboticabal e Ibitinga. Eles receberam um Diploma de Mérito e Gratidão por toda a colaboração para o Conselho e para a profissão.

“Pelo brilhantismo do trabalho prestado, vocês poderiam ser reconduzidos ao cargo por muitos anos, porém, por norma, temos um limite. No entanto, lembrem-se: uma vez delegado, sempre delegado”, afirmou Marcia.

Na sequência, foram empossados os profissionais Francine de Oliveira Ciscone Pascoal, que assume como delegada do CRCSP na cidade de Ibitinga, e Vitório de Simoni, o novo representante do Conselho em Jaboticabal.

O vice-presidente Donizete deu as boas-vindas aos delegados recém-empossados. “Sintam-se acolhidos. Este é um cargo que demanda bastante responsabilidade, mas somos uma família e vocês podem contar com o apoio dos conselheiros, delegados e funcionários do CRCSP”, declarou Donizete. “Queremos oferecer aos profissionais a melhor representação e nos sentimos honrados em poder contar com vocês nesse objetivo”, concluiu.

Ações em prol da profissão

“Os profissionais da contabilidade são a razão de ser do Conselho. Tudo o que fazemos é em prol de vocês”, afirmou a presidente Marcia. Em sua apresentação, ela fez um balanço sobre as ações do Conselho no primeiro semestre de 2018 e abordou as metas para os próximos meses.

Para a área acadêmica, Marcia informou sobre dois grandes eventos que acontecerão em setembro de 2018: o XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis e o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis que será realizado junto com o 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo. “Temos muitas instituições de ensino na região e a participação dos alunos e dos professores nesses encontros é de grande valor”, afirmou.

A comunicação é outra área em destaque nesta gestão. Além das publicações impressas e eletrônicas como Revista CRCSP, coluna CRCSP Informa e Síntese da Semana, foi lançado o aplicativo CRCSP Mobile, que oferece informações e serviços do Conselho via smartphone.

Em sua apresentação, Marcia destacou ações de Fiscalização, de Desenvolvimento Profissional e de Registro, todas com o propósito de valorizar a profissão e agilizar o dia a dia dos profissionais registrados.

Educação Profissional Continuada

Uma das normas mais importantes da profissão contábil, a NBC PG 12 (R3) foi o tema da palestra “Educação Profissional Continuada – Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação”, ministrada pelo vice-presidente Donizete aos profissionais presentes.

Donizete frisou que os profissionais precisam estar atentos à área de atuação para garantir a pontuação correta. “Não basta participar de uma atividade que pontua. É preciso que ela conte pontos na área de atuação do profissional para ser validado dentro do Programa de Educação Profissional Continuada”, explicou.

O CRCSP oferece diversas atividades de desenvolvimento profissional pontuadas, que permitem ao profissional da contabilidade atingir a pontuação necessária. São atividades presenciais, como palestras e seminários, e conteúdo a distância, que permite ao profissional escolher o melhor dia e horário para realizar a atividade, sem necessidade de deslocamento.

Presenças

Além do delegado regional em Araraquara, o encontro foi prestigiado pelos delegados do CRCSP da região: José Roberto Biella Costa (Itápolis), Rosimar Pereira Soares (Monte Alto), Jorge Luiz Micheletti (São Carlos) e Rodrigo Magdalena (Taquaritinga). Os conselheiros do CRCSP José Augusto Picão e William Peterson de Andrade estavam presentes também.

Os presidentes do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara e Região (Sincoar) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Araraquara e Região (Aescar), Eduardo Bonifácio Martins e Daniel Stoque Pecin, participaram do encontro, assim como diversos outros representantes dessas entidades.