Presidente e vice-presidente realizam CRCSP em Ação em Ribeirão Preto

Publicado em 25/7/2018

A campanha CRCSP em Ação segue a todo vapor. Na segunda atividade do dia 25 de julho de 2018, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e o vice-presidente de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, estiveram na Casa do Contabilista de Ribeirão Preto.

Na abertura do evento, a mesa de trabalhos foi composta pela presidente Marcia, pelo vice-presidente Donizete, pelo delegado regional do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, a presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon), Rosemeire Lemes Marques da Silva, e o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (Sicorp), Valdir Zamoner.

“Estando aqui na Casa do Contabilista, quero parabenizá-los pelo congraçamento das entidades em Ribeirão Preto. É muito bom ver a classe unida e ativa”, declarou Marcia.

Marcando o encerramento de um ciclo e o início de outro, os membros do Conselho Diretor do CRCSP prestaram homenagem às profissionais da contabilidade Rosana de Fátima Maito e Marilda Helena Mantovani Arantes, que deixaram o cargo de delegadas do CRCSP nas cidades de Sertãozinho e Batatais. Na sequência, a profissional Regiane Arantes foi empossada como a nova representante do Conselho em Batatais.

Para as delegadas, tanto a nova, quanto as que deixaram o cargo, o vice-presidente Donizete falou sobre as mudanças que ocorrem no período de 12 anos. “Vocês entram de um jeito e, com certeza saem de outro”, afirmou. “Somos uma família de 150 mil profissionais da contabilidade e, como representantes do CRCSP, nosso trabalho é oferecer o melhor para todos”, declarou Donizete.

Os encontros do CRCSP em Ação estão sendo realizados para informar os profissionais, representantes da classe contábil e autoridades da região sobre as realizações do CRCSP no primeiro semestre desta gestão e o que já está programado para os próximos meses.

Uma das prerrogativas do CRCSP, a fiscalização está atuando em várias frentes. A campanha de Combate à Concorrência Desleal segue firme fiscalizando escritórios que não estão de acordo com a legislação da profissão e o CRCSP continua firmando convênios de cooperação com prefeituras para assegurar que somente profissionais legalmente habilitados estejam exercendo a profissão na região.

A área de Registro também trouxe uma grande novidade com o lançamento do registro rápido para todas as delegacias do CRCSP. O serviço, que antes era restrito à sede e às delegacias regionais, permite que, ao dar entrada no pedido de registro no CRCSP e estando com a documentação toda em ordem, o bacharel em Ciências Contábeis saia já com seu número de registro.

Marcia destacou a ação do CRCSP nas colações de grau das turmas de Ciências Contábeis nas cidades do interior. “A partir desta gestão, os delegados que participam das colações de grau entregam a todos os formandos um kit de boas-vindas do CRCSP com informações sobre a entidade e estamos recebendo retornos positivos por essa ação”, contou.

Outras ações como as campanhas Tudo em Dia e CRCSP Mais Você, os convênios com instituições de ensino, a comunicação de irregularidades também estiveram na pauta do encontro. “Tudo o que fazemos é pensando no profissional da contabilidade. Vocês são a razão de ser do Conselho”, concluiu Marcia.

Educação continuada

Embora exista há 15 anos, a NBC PG 12, que rege o Programa de Educação Profissional Continuada do Sistema CFC/CRCs, vem sendo reformulada e tornou-se mais abrangente durante os últimos anos. Para esclarecer as dúvidas que surgiram referentes ao tema, o vice-presidente Donizete ministrou a palestra “NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada: Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação”.

“Essa evolução da norma continua acontecendo e a tendência é que, entre 2020 e 2022, todos os profissionais da contabilidade sejam obrigados a cumprir a Educação Profissional Continuada. Isso significa uma mudança de cultura”, afirmou o vice-presidente.

Outro ponto enfatizado pelo vice-presidente foi o controle da pontuação. “Cabe ao profissional gerenciar seus pontos”, declarou. Essa informação é importante, pois, caso a capacitadora seja descredenciada, por exemplo, o profissional não receberá os pontos pela atividade realizada. É preciso atenção também às falsas capacitadoras e, de maneira alguma, os profissionais devem comprar pontos, como é oferecido por algumas empresas irregulares. “O CRCSP está sempre atento às capacitadoras e, em casa de irregularidade, não reconhece os pontos”, ressaltou.

Os representantes do CRCSP foram recepcionados pelos delegados da região Vera Lúcia Tristão Cintra (Franca), Marco Túlio de Oliveira Machado (Igarapava), Nelson Cardoso Silva (Orlândia), Walter de Santis Júnior (Porto Ferreira), João Alfredo da Silva (São Joaquim da Barra) e João Braz Simionato (São Simão), que prestigiaram o encontro.