Campanha CRCSP em Ação esteve em Campinas

Publicado em 26/7/2018

A última atividade da campanha CRCSP em Ação desta semana aconteceu na cidade de Campinas no dia 26 de julho de 2018. A presidente Marcia Ruiz Alcazar e os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças) e José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina) conversaram com representantes de entidades contábeis, autoridades e profissionais da contabilidade da região.

Abrindo a atividade, a delegada regional do CRCSP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, agradeceu a todos pela presença. Sua fala foi seguida pela do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Dagoberto Silvério da Silva, que desejou a todos um excelente evento.

Ações do CRCSP

Como o próprio nome da campanha indica, a presidente Marcia apresentou as ações de maior destaque neste primeiro semestre de gestão e falou sobre o que está planejado para os próximos meses.

“Eu sempre me emociono quando me lembro das cenas”, contou Marcia sobre a ação CRCSP Mais Você, que valoriza os profissionais da contabilidade com mais tempo de registro, ainda na ativa e sem nenhuma falta ética. “São senhores, muito distintos, que mostram com orgulho a carteira de identidade profissional e afirmam que tudo o que tem é graças à contabilidade. Simplesmente, emocionante”, declarou.

Pensando em Educação Profissional Continuada, o CRCSP já está trabalhando na organização da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon). A grande novidade que a presidente compartilhou com os presentes foi a mudança das Convenções Regionais, que passam a ser chamadas de Summits e serão realizados no segundo semestre de 2018 e ao longo de 2019 em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Encerrando sua fala, Marcia abordou a importância da união dentro da classe contábil. O Estado de São Paulo possui o exemplo das entidades contábeis já que existe um congraçamento entre elas. “Essa união faz a diferença. Junto somos mais fortes!” afirmou a presidente.

Educação Profissional Continuada

A palestra “NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada: Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação” foi ministrada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, que trouxe o histórico da criação dessa norma.

Com a ampliação do número de profissionais da contabilidade obrigados a cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada, estão surgindo muitas dúvidas sobre o assunto. Um dos principais questionamentos está relacionado aos empresários contábeis que não excluíram do objeto social de seus escritórios a possibilidade de prestarem serviços de auditoria. Isso porque, de acordo com a norma, todos os contadores do nível de gerência a sócios cuja organização contábil tenha a possibilidade legal de prestar serviços de auditoria – mesmo que não a realizem – estão sujeitos ao cumprimento da NBC PG 12 (R3).

Sobre os empresários que fazem essa exclusão, Maion declarou: “É uma questão de tempo até que a norma abranja todos os profissionais da contabilidade. Portanto, seria melhor que os profissionais já começassem a cumprir o Programa. Que os sócios não excluam o artigo e que os demais profissionais o façam de modo voluntário”.

Presenças

O vereador Vinícius Camargo Gratti, representando o presidente da Câmara de Campinas, Rafa Zimbaldi, parabenizou toda a classe contábil pelo trabalho realizado em prol da cidade de Campinas e agradeceu à presidente do CRCSP pela apresentação realizada.

O especialista cultural Rodrigo Nascimento, representando o secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, falou sobre um novo projeto lançado na cidade, o Banco de Projetos Aprovados. Segundo Rodrigo, esse banco atua como uma vitrine para pessoas com projetos aprovados em leis de incentivo fiscal e possíveis apoiadores se encontrarem.

Os conselheiros do CRCSP Paulo César Adorno, Breno Acimar Pacheco Correa e Marcelo Viaro Berloffa prestigiaram o evento. Além da delegada regional em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, participaram do encontro os delegados do CRCSP José Hélio Luz (Indaiatuba), Maria Magali Teleschi (Paulínia), Keli Cristina Berloffa (Pedreira), Fábio Rogério Giuseppin (Sumaré) e Ricardo Ciotto Anselmi (Valinhos).

Dentre as autoridades locais presentes estavam: o presidente e a diretora do Sescon Campinas, Edison Ferreira Rodrigues e Tatiana Fabretti Greguel; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Gervásio de Souza; o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) de Campinas e administrador do escritório da Jucesp em Campinas, Rafael Zeidan; o administrador do escritório da Jucesp em São Paulo, Renato Olonca, e os coordenadores de cursos de Ciências Contábeis Fernando Eufrázio (FAC) e José Vicente de Souza Filho (PUC-Campinas).