Profissionais da capital e interior do Estado participam das atividades do CRCSP

Publicado em 27/7/2018

Semana de 23 a 27 de julho de 2018 foi repleta de atividades para os profissionais da contabilidade. Palestras, semanários, reuniões técnicas, visita de estudantes e encontros com a presidente e os vice-presidentes do CRCSP no interior deram o tom das atividades.

Segunda-feira, 23, foi dia de palestra na Zona Sul de São Paulo, sobre o tema “eSocial - Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”. A atividade, realizada no campus Jabaquara da Universidade São Judas, foi coordenada pelo conselheiro Carlos Alberto Vieira e teve como palestrante o mestre Adilson Torres.

Na terça-feira, 24, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, estiveram em São José do Rio Preto, na Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis (Assosind), durante a campanha CRCSP em Ação. Também foram realizadas atividades do CRCSP em Guaratinguetá e Osasco.

“Contabilidade para PMEs: Pontos de Atenção e Aspectos Práticos de Acordo com as Normas Contábeis Simplificadas - NBC TG 1.000 (R1)” foi o tema do seminário realizado no Senac de Guaratinguetá, com o palestrante Levi Gimenes e a coordenação da delegada do CRCSP na cidade, Beatriz dos Santos Fialho Bonini.

Em Osasco, a atividade ocorreu no campus Vila Yara da Unifieo, sobre “Atualizações Importantes: NBC TG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBC TG 48 - Instrumentos Financeiros”. O tema foi apresentado por Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante e o delegado regional em Osasco, José Augusto Corchog de Vasconcelos, coordenou a atividade.

Quarta-feira, 25, também foi dia de CRCSP em Ação, desta vez nas cidades de Araraquara e Ribeirão Preto, com a presença da presidente Marcia e do vice-presidente de Administração e Finanças, José Donizete Valentina.

Também na quarta-feira, o CRCSP realizou seminários em Araçatuba, Mogi das Cruzes e Santo André e mais uma edição da “Palestra com o Autor” na sede da entidade. O Conselho também recebeu neste dia a visita de estudantes da Etec de Vila Formosa, que conheceram a sede de seu futuro órgão de classe e assistiram à palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho”, ministrada pelo conselheiro Wanderley Aparecido Justi Júnior.

A Palestra com o Autor tratou sobre o tema “Compliance Tributário: Contexto, Atualidades, Riscos e Aplicação nas Empresas”, tema apresentado pelos autores do livro Compliance Tributário: Práticas, Riscos e Atualidades, Edgard Madruga Teixeira Júnior, Fábio Rodrigues, Fábio Almeida, Luiz Antonio Medeiros de Araujo, Mauro Negruni e Luiz Fernando Nóbrega, que foi presidente do CRCSP na gestão 2012-2013. O conselheiro Bethel Corcoruto Lombardi coordenou a atividade, realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP.

Em Araçatuba, o tema foi Perícia Contábil. A conselheira Suely Gualano Bossa Serrati e o perito Emerson Nogueira Sales apresentaram no Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba o seminário “Mercado de Trabalho em Expansão - NBCs PP 01, PP 02 e TP 01”, com a presença do delegado de Penápolis, Francisco Adalberto Gimenes Pamplona.

A atividade em Mogi das Cruzes ocorreu na Universidade Braz Cubas e tratou sobre "Contabilidade para PMEs: Pontos de Atenção e Aspectos Práticos de Acordo com as Normas Contábeis Simplificadas - NBC TG 1.000 (R1)", tema apresentado pelo mestre Levi Gimenes, sob coordenação do delegado regional de Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano.

Já os profissionais de Santo André puderam atualizar seus conhecimentos sobre “Contabilidade de Custos - Gestão Estratégica para os Negócios”. O palestrante foi Fernando César Rinaldi e o delegado regional em Santo André, José Carlos Testa, fez a abertura do seminário, realizado no auditório do Senac.

Na quinta-feira, 26, a campanha CRCSP em Ação chegou às cidades de Campinas e São João da Boa Vista. Também foram realizadas atividades em Ribeirão Preto, Salto e na capital, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP).

Em Ribeirão Preto, “Atualizações Importantes: NBC TG 47 - Receita de Contrato com Cliente e NBC TG 48 - Instrumentos Financeiros” foi o tema desenvolvido pelo especialista Juliano Pereira Resende, em palestra na Casa do Contabilista de Ribeirão Preto. Representando o CRCSP estava o delegado regional de Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha.

Os profissionais de Salto receberam o palestrante Sérgio Alexandre de Souza que falou sobre “Tributos sobre o Lucro - Aplicação Prática Envolvendo a NBC TG 32 (R4)”. A atividade aconteceu no Centro de Educação e Cultura (CEC) - auditório Paulo Freire e foi coordenada pelo delegado do CRCSP na cidade, Luis Zecchin Vendramini.

Ainda na quinta-feira, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) aconteceu a Reunião Técnica do Grupo IFRS. O doutor em Controladoria e Contabilidade Álvaro Ricardino Filho discorreu sobre “Notas Explicativas com Foco nos Balanços das PMEs”. O conselheiro Takeru Horikoshi representou o CRCSP.

Encerrando a semana com muito conhecimento, na sede do CRCSP, aconteceu na sexta-feira, 27, a Reunião Técnica para Profissionais que Atuam na Área de Perícia. O tema “Perícia em Arbitragem” foi ministrado pelos palestrantes Thiago Marinho Nunes e Maurício Cadenas. A coordenação da atividade ficou a cargo do perito Silvio Simonaggio e da conselheira Suely Gualano Bossa Serrati.