FBC realiza curso de prestação de contas eleitorais na sede do CRCSP

Publicado em 7/8/2018

Nos dias 6 e 7 de agosto de 2018, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realizou em São Paulo, na sede do CRCSP, o curso “Prestação de Contas Eleitorais 2018 – Aspectos Contábeis e Jurídicos – Visão Teórica e Prática Contábil”. A atividade foi realizada em parceria com o CRCSP e com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP).

No dia 6, os palestrantes Elson Amorim Simões, Luciano Santos e Leonardo Freire discorreram sobre o tema, esclarecendo dúvidas dos participantes. Segundo a diretora operacional da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago, é importante que os profissionais estejam atentos às mudanças na legislação e orientem os candidatos.

A abertura do curso foi realizada pela diretora Sandra Elvira, que falou sobre as atividades desenvolvidas pela entidade. “A Educação Profissional Continuada (EPC) é hoje o principal foco da Fundação, com atividades realizadas em todo o país, com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs)”, afirmou a diretora da FBC.

O presidente da Comissão contra o Caixa Dois nas Campanhas Eleitorais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP), Luciano Caparroz Pereira dos Santos, e o mestre em Direito e relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Leonardo Freire, foram os expositores no primeiro dia de curso. Eles abordaram temas relacionados à arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas partidárias e a correta demonstração destes recursos nas prestações de contas.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont/SE) e especialista em Contabilidade Eleitoral, Elson Amorim Simões, foi o palestrante no segundo dia de curso e apresentou os procedimentos e documentos necessários para a prestação de contas de candidatos e partidos à Justiça Eleitoral.

“O objetivo do candidato não é apenas se eleger, mas obter a diplomação. Se a prestação de contas não atender às exigências legais, a Justiça Eleitoral não irá diplomá-lo e o candidato estará impedido de exercer o cargo”, destacou Simões, que é membro da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coautor do livro Contabilidade Eleitoral: da Teoria à Prática.

A vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, também estava presente, representando a entidade no curso da FBC.