Planejamento tributário, eSocial e Terceiro Setor são temas de atividades do CRCSP na semana

Publicado em 10/8/2018

Os profissionais da contabilidade da capital e interior do Estado tiveram mais oportunidades de atualizar seus conhecimentos e cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Esta semana, o CRCSP promoveu palestras e seminários na capital paulista e nas cidades de Araraquara, Araras, Capão Bonito, Registro, São Bernardo do Campo, Sumaré e Taboão da Serra.

Em Sumaré, o Conselho realizou, em 8 de agosto, a palestra “Planejamento Tributário – Aspectos Contábeis e Fiscais”, no auditório da Faculdade Anhanguera. O tema foi apresentado pelo mestre Walter Luiz Quaglio e o delegado do CRCSP na cidade, Fábio Rogério Giuseppin, fez a abertura.

Também no dia 8, os profissionais de Taboão da Serra assistiram à palestra “Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial”, apresentada pelo especialista Mário Aparecido Hessel, na Faculdade Anhanguera. O delegado do Conselho em Taboão da Serra, Robson Aureliano de Lima, coordenou a atividade.

A quinta-feira foi dia de atividade em Capão Bonito. O seminário “Terceiro Setor: Principais Lançamentos Contábeis e Demonstrações Contábeis Obrigatórias – ITG 2.002 (R1), NBC TG 1.000 (R1), NBC TG 07 (R2), NBC TG 01 (R4) e NBC TG 26 (R5)” foi realizada no Centro de Convenções Joel Humberto Landim Stori e teve como palestrante o mestre Fernando César Rinaldi. A abertura foi realizada pela delegada do CRCSP em Capão Bonito, Carla Jeanice Batista Silveira Sales.

Também no dia 9, o CRCSP realizou em Araraquara o seminário “Contabilidade de Custos – Gestão Estratégica para os Negócios”, na sede da Morada do Contabilista. O delegado regional em Araraquara, Benedito Salvador Carlos, coordenou a atividade e o mestre Waldir Antonio Gobbi Augusto foi o palestrante.

Encerrando a quinta-feira, o CRCSP realizou em São Bernardo do Campo a reunião técnica do Grupo IFRS, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP). O delegado regional do Conselho em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, e o vice-diretor Cultural do Sindcont-SP, Nobuya Yomura, participaram da atividade, realizada no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista. O palestrante foi o doutor Álvaro Augusto Ricardino Filho, que falou sobre “Notas Explicativas com Foco nos Balanços das PMEs”.

Na sexta-feira, 10, o CRCSP realizou a palestra “EFD Reinf – Principais Aspectos”, na sede da Associação dos Contabilistas do Vale do Ribeira (Acovale), em Registro, e teve como palestrante o especialista José Sérgio Fernandes de Mattos. O delegado de Registro, Sandro Sakae Yamada, coordenou a atividade.

Em Araras, os profissionais assistiram à palestra “eSocial”, na sede da Associação de Educação do Homem do Amanhã (AEHDA). O tema foi apresentado pela especialista Valéria de Souza Telles, sob a coordenação do delegado do CRCSP em Araras, Agnaldo Luiz Alves.