Evento no CRCSP aborda liderança feminina e EFD-Reinf

Publicado em 21/8/2018

Dando destaque para a participação feminina na contabilidade, o CRCSP atraiu diversos profissionais da área que participaram do encontro “Universo Contábil com Elas” em sua sede, no dia 21 de agosto de 2018.

Com abertura da coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Inez Justina dos Santos, o evento reuniu mulheres expressivas na classe contábil do Estado de São Paulo. A vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, apresentou as integrantes da Comissão. São elas: Adriana Barbosa dos Anjos, Flávia Augusto, Heloisa de Castro Alves de Souza, Rosangela Maria da Costa Menezes, Selma do Carmo Ribeiro e Vera Lúcia Vada. A vice-coordenadora, Priscila Cristina Provazi, não pode estar presente.

A coordenadora da Comissão Mulher Contabilista do CRCSP em 2004, ano de sua criação, e primeira vice-presidente de Registro do CRCSP, Celina Coutinho, apresentou a primeira palestrante do encontro. “Ela é uma amiga, guerreira e grande mulher que nos representa. Como disse o poeta ‘seu sobrenome é competência. E seu nome é mulher’”, declarou Celina ao descrever a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.

“Liderança Feminina na Contabilidade” foi o tema abordado pela presidente do Conselho com destaque para ações que podem ser tomadas em prol da igualdade de gêneros nas organizações. O ponto de partida da apresentação foi uma das definições do verbo empoderar, que significa “passar a ter domínio sobre a própria vida”.

Marcia apresentou fatos históricos sobre as lutas das mulheres pela igualdade de direitos. O assassinato de mulheres grevistas em uma fábrica em Nova Iorque que deu origem à data do Dia Internacional da Mulher, as campanhas pelo direito ao voto, a queima de sutiãs, a promulgação da Lei Maria da Penha foram alguns dos acontecimentos citados.

Discorrendo item por item, a presidente falou sobre os Princípios de Empoderamento da Mulher lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A participação feminina no Sistema CFC/CRCs foi outro ponto abordado por Marcia. Aos poucos, as mulheres estão ocupando mais cargos de liderança. Na gestão 2018-2019, por exemplo, dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, sete são presididos por mulheres, mostrando que ainda há degraus a serem galgados em busca da igualdade. Ao mesmo tempo, as mulheres já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis.

Após a primeira palestra, foi exibida uma mensagem do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, parabenizando Marcia por seu destaque na área contábil e competência à frente do maior CRC do Brasil. Zulmir desejou à presidente êxito em suas metas e que ela continue sendo um exemplo de liderança feminina na contabilidade.

Palestra técnica

Na segunda parte da atividade, a contadora Gisleise Nogueira abordou o tema “EFD-Reinf e seus Reflexos”, esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, os conselheiros da casa Bethel Corcoruto Lombardi e Manassés Efraim Afonso, os presidente do CRCSP Gildo Freire de Araújo (gestão 2016-2017) e Sergio Prado de Mello (2008-2009) e as ex-conselheiras Ana Maria Costa e Aparecida Terezinha Falcão estavam presentes no evento.