PVCC participa de capacitação do Observatório Social do Brasil

Publicado em 22/8/2018

Os integrantes da Comissão Gestora Nacional, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, participaram no dia 22 de agosto de 2018, em Curitiba (PR), de capacitações promovidas pelo Observatório Social do Brasil (OSB).

As ações integraram o 2º Congresso Pacto Brasil, um evento de projeção nacional que reuniu especialistas, integrantes de Observatórios Sociais, agentes governamentais, empresários, entre outros, em painéis temáticos que abordaram assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social.

Um dos destaques da capacitação foi o painel “Cidadania, Tecnologia e Gestão Pública”. Representantes do Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União (CGU) apresentaram boas práticas sobre soluções tecnológicas a serviço da eficiência da gestão pública.

Para o coordenador-geral do PVCC, conselheiro Elias Dib Caddah Neto, as ferramentas apresentadas auxiliarão na criação de uma agenda voluntária positiva que facilitará o crescimento da cultura de eficiência da administração pública e enfrentamento à corrupção. “Além de uma verdadeira aula de cidadania, recebemos mais informações sobre a implantação da gestão dos observatórios sociais, assim, a comissão poderá tornar-se multiplicadora do projeto nos estados resultando, portanto, na efetivação do controle dos gastos públicos”, ressaltou.

A gestora nacional do PVCC Patrícia Pereira Castro, de Mato Grosso do Sul, disse que o evento foi importante para a disseminação da metodologia padronizada para a atuação dos observatórios, promovendo a capacitação e o suporte técnico dos multiplicadores. “Chegaremos munidos de informações relevantes em nossas bases e poderemos atuar como multiplicadores, para os nossos coordenadores estaduais do PVCC, auxiliando na efetiva implantação dos observatórios sociais nos diversos municípios”, acrescentou a gestora.

Adriano Gilioli, gestor nacional do PVCC, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), lembrou que o Brasil já possui um grande leque de ferramentas tecnológicas que estão a serviço do controle social, tais como, aplicativos e sites de transparência, desenvolvidos por órgãos públicos, entidades e cidadãos. “Ferramentas não nos faltam. O que precisamos, agora, é de atitude”.

Além da capacitação técnica, Joana Dark de Lima, gestora nacional do PVCC, de Pernambuco, disse que o congresso trouxe, também, a troca de experiências e conhecimentos com pessoas de várias partes do Brasil. “Estamos preparados para seguir intensificando a efetividade de nossos subprogramas, como é o caso do subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal – que estimula os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos observatórios sociais nos seus municípios”.

A comissão participa também do 9º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais do Brasil no dia 23 de agosto de 2018.

Fonte: Comunicação CFC - Rafaella Feliciano.