Presidente do CRCSP participa de reunião dos CRCs do Sul/Sudeste em Vitória-ES

Publicado em 31/8/2018

Com uma pauta extensa, presidentes, diretores e assessores jurídicos dos CRCs das regiões Sul e Sudeste reuniram-se nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), em Vitória, com o objetivo de trocar experiências, dirimir dúvidas, sinalizar novos caminhos e implantar procedimentos únicos em todas as regionais, sob a orientação do CFC e do Tribunal de Contas da União.

A presidente Marcia Ruiz Alcazar, o diretor Executivo Claudio Rafael Bifi e o gerente da Assessoria Jurídica do CRCSP, Fernando Eugênio dos Santos, estavam presentes.

O presidente do CRCES, Roberto Schulze, iniciou a roda de conversas dando as boas-vindas aos diretores e assessores presentes no primeiro dia de discussão. “São muitos assuntos importantes e que vão trazer soluções para todos os regionais”. Segundo ele, o Espírito Santo, mesmo sendo o menor estado, vive as mesmas realidades de outros estados como o desafio de promover a formação de novos profissionais da contabilidade, de reverter as baixas nos registros profissionais e de combater a inadimplência.Este ano, a novidade foi a participação da diretora executiva e da assessora jurídica do CRCDF.

Na pauta consta a inovação do processo de compras públicas, a elaboração do plano anual de compras e o orçamento 2019. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estava presente, assim como a diretora Executiva do CFC, Elys Tevania de Carvalho, que trouxe para a discussão os novos rumos da governança, com o grande desafio de implementar novos procedimentos de licitação. “A ideia é implantar um novo modelo que trará maior controle nas aquisições feitas pelos Conselhos. É preciso aprender a comprar certo e essa sensibilização deve começar pelos diretores que vão se atualizando para colocar em prática as regras dessa nova governança”, esclareceu Elys.

O tema já vem sendo tratado no Espírito Santo. Roberto Schulze afirmou que algumas perguntas precisam ser respondidas antes de se fazer qualquer aquisição ou contrato de prestação de serviços. “Por que comprar? Eu preciso disso? Quanto custa? O que me motiva? O serviço contratado é bem feito? Posso negociar um contrato melhor? Essa governança passa muito por aí, para evitar desperdício”, pontuou.

Os assessores jurídicos reuniram-se, separadamente, para estudarem maneiras de blindar os Conselhos de decisões equivocadas e para dar respaldo legal à diretoria. Segundo Elys, na prática, isso significa “mitigar os riscos de fraude, corrupção, erros formais, vícios. Esses assessores avaliam o que os Conselhos estão fazendo, que geram demandas judiciais? É uma união de esforços e ações preventivas”, ressaltou a executiva.

O encontro acontece a cada três meses e todos têm a oportunidade de incluir na pauta os problemas locais de cada regional, tais como: sistema de Educação Profissional Continuada, conferência dos Conselhos Profissionais, Manual de Fiscalização, decretos de governança pública, reembolso de despesas bancárias e encontro da mulher, dentre outros.

No dia 31, aconteceu a reunião geral com a participação de todos - presidentes, diretores e assessores jurídicos, reunidos para deliberar uma pauta com 18 itens, entre eles, o compliance no setor público, elaboração do plano anual de compras, entre outros. O próximo encontro deverá acontecer nos dias 26 e 27 de novembro.

Fonte: com informações da Comunicação CRCES.